O primeiro Plante Vida de 2018 ocorreu no último sábado, no cruzamento da Rua das Margaridas com a Avenida Paulista, no bairro Nova Piracicaba. Lançado em 2007 com o objetivo de fortalecer o programa de arborização Piracicaba Mais Verde, o programa prevê que, para cada criança nascida na cidade, uma árvore seja plantada. Por isso, o Plante Vida acontece em parceria com as maternidades dos Hospitais Fornecedores de Cana, Santa Casa e Unimed. Em Piracicaba nascem, em média, 15 crianças por dia, totalizando média de 5.500 crianças por ano.

O evento vem se repetindo há dez anos, com quase 100% de adesão das famílias piracicabanas que preenchem os cadastros encaminhados ao Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente). Depois de inseridos no banco de dados, a equipe do NEA faz o contato com a família e envia o convite.

O plantio evento contou com a presença dos pais e familiares dos recém-nascidos, do Prefeito Barjas Negri, do secretário da Sedema, Jose Otávio Menten, e do Grupo de Escoteiros Piracicaba 165, parceiros de muitos eventos da secretaria.

Para Menten, o Plante Vida é um importante programa da cidade. “Hoje nós estamos ocupando uma área que estava totalmente degradada, transformando-a, dentro de pouco tempo, em um local arborizado e disponível à população”, disse. Ele lembrou que o programa também tem um aspecto cultural e educacional. “Para toda criança que nasce, plantamos uma árvore. Isso cria um vínculo muito grande entre o piracicabano e meio ambiente. As famílias certamente passarão a ter uma cidadania mais voltada à sustentabilidade” finalizou.

Antônia Edjane da Silva Batista e Dirceu Batista Junior, pais do bebê Pedro, de dois meses e nascido na Unimed, estavam felizes no plantio. Ela não conhecia o programa, mas achou muito importante. “Assim começamos a incentivar nosso filho desde muito pequeno a pensar no meio ambiente. Plantar uma arvore é plantar vida, como é o nome do projeto, e isso traz vários benefícios. O Pedro vai crescer cuidando do meio ambiente e nós vamos incentivando-o”, disse Antônia.

Gisele Cortes de Camargo levou o filho Lucas Cortes de Camargo para plantar um “coração negro”. Segundo ela, o Plante Vida é “um grande incentivo para preservar o meio ambiente e as áreas verdes”. Thais e Willian Briguente levaram a pequena Lívia, com 4 meses e que nasceu na Unimed, para participar do plantio. “Achei muito legal (o projeto) por estar criando mais uma área verde na cidade e, por coincidência, bem próximo de onde moram meus país. Assim podemos acompanhar de perto o crescimento da arvorezinha dela”, afirmou.

Desde sua criação em junho de 2007, foram realizados 33 encontros em diversos bairros da cidade (Água Branca, Santa Rosa, Unileste, Campestre, Nova Piracicaba, Piracicamirim, Nova América, Santa Cecília, Noiva da Colina, Água Seca, Cecap, Jardim Pacaembu etc.), totalizando mais de 50 mil mudas de árvores plantadas.

O prefeito Barjas Negri e escoteiros do Grupo de Escoteiros Piracicaba 165