A manhã ensolarada motivou famílias a comemorarem o Dia dos Pais no 1º Passeio Canino de Piracicaba, promovido ontem, pela Fábrica Brasileira de Shows e Eventos, com apoio da Prefeitura de Piracicaba.

Essa foi a opção de Eliezer Viana, que levou a filha Letícia, de 10 anos e as duas cachorras da casa. Eliezer conta que o passeio coincidiu com o desejo de realizar uma atividade com a filha no Dia dos Pais. “É um passeio que nós dois gostamos”, disse.

Eliezer reforça sua preocupação com o meio ambiente e ações de proteção aos animais. Ele afirma que tenta conscientizar a filha sobre os cuidados com a natureza e os animais. “Além do carinho que temos por nossas cachorras, também entendemos que devemos cuidá-las com responsabilidade”, afirma Eliezer Viana.

Assim como o pai da jovem Letícia, famílias inteiras participaram do passeio, que acabou concentrando-se somente na confluência da avenida 31 de Março e São Francisco de Assis. Não houve caminhada devido ao clima quente e que poderia machucar os animais. Os organizadores estimam que aproximadamente 1000 pessoas tenham passado pelo local, somando mais de 300 animais.

Em meio à distribuição de brindes e conversas com os participantes, Eduardo Hentschel, da Fábrica Brasileira de Shows e Eventos, disse que ficou feliz com a receptividade dos piracicabanos. “Mesmo com o calor, a participação foi ótima, sinal de que eventos como este devem se repetir”, disse o organizador.

No decorrer do passeio, foram distribuídos 1000 brindes e entregues cestas de ração e brinquedos aos “animais vencedores” das categorias Vira-lata mais simpático; Conjunto mais animado; Conjunto mais charmoso e Troféu sênior.

O vereador André Bandeira participou da entrega de alguns prêmios e destacou a importância da posse responsável. “Precisamos ser difusores de informações relacionadas à posse responsável dos animais, que inclui cuidados com a saúde, higiene e atenção diária”, reflete o vereador, que tem duas cachorras em sua residência e mais sete em uma chácara.

Ivana França de Negri, integrante da Sociedade Piracicabana Protetora os Animais (SPPA) passou pelo passeio para registrar seu apoio, já que seu animal de estimação é o gato. “Tudo o que fizermos como forma de esclarecimento e conscientização é válido”, defende Ivana.

Em vários momentos do passeio, os organizadores destacaram ações da sociedade em defesa dos animais, como por exemplo, uso de coleiras, focinheiras – no caso de algumas raças – recolhimento das fezes e o zelo pela saúde e melhor alimentação do animal doméstico.