Menino batuca instrumento musical
Batucada. Foto de Gabriel Albertini

O entorno da Casa do Povoador recebe neste sábado, 05/10, a partir das 14h, o 1º Encontro Batucada-Baque Caipira, com grupos percussivos de Maracatu de Baque Virado que se manifestam no interior paulista. O evento conta com o apoio da Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural). A participação é gratuita.

A programação contará com roda de conversa e apresentações musicais, visando possibilitar a troca de saberes entre os grupos e o acesso do público às diferentes expressões de Baque Virado. O encontro será realizado pelo Baque Caipira, grupo percussivo popular e independente de Piracicaba, fundado em 2013, que destaca-se pela realização de projetos socioeducativos, valorização das tradições locais e da musicalidade afro-caipira.

O encontro terá ainda a participação de grupos da região, tais como: Bloco da Ema de Piracicaba, Rochedo de Ouro, de São Carlos, Estação Quilombo, de Americana, Sementes Crioulas, de Araraquara e Tambores de Abantó, de Limeira.

O Maracatu de Baque Virado é uma manifestação cultural afro-brasileira originária da região metropolitana do Recife/PE, caracterizada pelo ritmo percussivo, dança e por um cortejo real que se difundiu por todos território nacional, passando a contar com grupos percussivos, formados por pessoas de diferentes classes sociais, etnias, gêneros e idades que se encontram para tocar e cantar maracatu, numa perspectiva comunitária.

SERVIÇO – 1º Encontro Batucada-Baque Caipira. Dia 05/10, a partir das 14h. No entorno da Casa do Povoador, localizada na avenida Beira Rio, s/n.º. Evento gratuito.