Hoje, 04/12, é o último dia para visitar a 1ª Mostra ETI Pira, que apresenta os trabalhos criados pelos alunos da Rede Municipal de Educação de Piracicaba. O evento acontece no Centro de Formação Educacional, localizado na Rua Moraes Barros, 233, Centro (antiga Pinacoteca), das 7h30 às 18h.

Na segunda-feira, a abertura oficial da mostra reuniu autoridades como o prefeito Luciano Almeida, o secretário de Educação Bruno Roza, o secretário de Administração Luis Fernando Casinelli, os vereadores Pedro Kawai e Rai de Almeida, além de representantes das instituições parceiras, professores, supervisores e alunos da rede.

A imagem mostra um grupo de crianças em idade escolar, vestidas com uniformes brancos com detalhes azuis, participando de uma feira de ciências ou evento escolar semelhante. Elas estão reunidas em torno de uma mesa repleta de projetos, cadernos, materiais de artesanato e outros itens, sugerindo uma apresentação ou exposição de trabalhos.
A exposição reúne produções de 18 escolas de ensino integral e uma sala de ensino complementar

“A mostra ETI Pira é um reflexo do trabalho de excelência desenvolvido na educação integral de Piracicaba. É uma oportunidade para que a comunidade reconheça e valorize o protagonismo dos nossos alunos e professores”, destacou o prefeito Luciano Almeida.

A imagem mostra um grupo de crianças em uniformes escolares, rodeando um homem de meia-idade. As crianças estão sorrindo e algumas estão fazendo poses. Elas vestem uniformes azul e branco com o logotipo de "Piracicaba" visível. O fundo é um ambiente  com cartazes e outras pessoas ao fundo.
O prefeito Luciano Almeida foi prestigiar os trabalhos dos alunos da rede municipal

O secretário de Educação, Bruno Roza, destacou a importância do Centro de Formação Educacional para a cidade e seu valor simbólico. “Este espaço, que anteriormente abrigava a antiga Pinacoteca, foi ressignificado pela educação neste ano. Estamos comprometidos em preservar suas características históricas e culturais, e a realização da mostra é prova disso: é o primeiro evento realizado aqui e une educação e cultura”, afirmou.

A imagem retrata um espaço amplo e iluminado, possivelmente um salão, onde uma feira ou evento cultural está acontecendo. Muitas pessoas estão reunidas, interagindo entre si e explorando várias mesas montadas com exposições e produtos. O ambiente é decorado com uma variedade de cartazes e obras de arte.
O público pode conferir peças artesanais, esculturas, fotografias e outras criações

A coordenadora do ETI Pira, Elaine Galani, ressaltou a importância de oferecer oportunidades que ampliem as experiências educacionais dos alunos. “Os trabalhos expostos são o resultado de um processo de aprendizado significativo, onde as crianças puderam dar voz à sua criatividade, expressar seus valores e compartilhar sua visão de mundo”, afirmou.

Ontem, 03/12, a mostra recebeu a visita de representantes da educação de Saltinho. Genival Maziero, diretor de educação e desenvolvimento social; Fabiana Parolina, diretora de escola e Luciane Renata Pimpinato, coordenadora escolar, foram recebidos pela coordenadora do ETI Pira, Elaine Galani, e puderam conhecer os trabalhos dos alunos da rede de Piracicaba.

A imagem mostra quatro adultos em pé em uma sala grande e iluminada, possivelmente em um evento ou feira.  Há várias mesas e displays ao fundo com materiais e trabalhos, sugerindo uma exposição de alguma espécie.  As pessoas estão sorrindo para a câmera.
Um grupo de representantes da educação de Saltinho visitou a mostra

A realização da mostra conta com o apoio de diversas instituições e iniciativas parceiras, como a Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Semuhget (Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial), Senac, Sesi, Sebrae, Bombeiro na Escola, Tech Kids – Hackshield, Hyundai, OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), GCEP (Guarda Civil Educação é Prevenção), Museu Prudente de Moraes, Pinacoteca Municipal Miguel Dutra, Sicredi, Instituto Pecege, Crecin (Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza), FOP-Unicamp, e os projetos de contação de histórias Hora do Conto.

A imagem mostra um grupo de crianças em idade escolar, aparentemente meninas, em frente a uma parede com várias fotos exibidas. As meninas usam uniformes escolares brancos e azuis. Uma das meninas está apontando para uma das fotos. As fotos parecem mostrar eventos ou atividades escolares.
O público pode conferir peças artesanais, esculturas, fotografias e outras criações