Imagem do prefeito Luciano Almeida discursando na abertura da 1ª Expo ESG

A 1ª Expo ESG, que conta com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, teve início na manhã de hoje, 27/07, no Engenho Central. A cerimônia de abertura ocorreu no Teatro Erotídes de Campos e contou com a presença do prefeito Luciano Almeida e do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Alex Salvaia.

Imagem do titular da Simap, Alex Salvaia
O titular da Simap, Alex Salvaia, reforçou a movimentação da estrutura da cidade para que esse evento acontecesse, com o intuito de difundir a cultura ESG

Também compuseram a mesa de abertura: vereador Gustavo Pompeo, representando a Câmara Municipal; José Ricardo Fernandes, presidente do Instituto Americano de Conformidade Corporativa; e o professor Edson Barbero, representando a Fundação Instituto de Administração.

Imagem das cinco autoridades que subiram ao palco para a cerimônia de abertura do evento
Também compuseram a mesa de abertura o vereador Gustavo Pompeo; José Ricardo Fernandes, presidente do Instituto Americano de Conformidade Corporativa e o professor Edson Barbero

Em seu pronunciamento, Luciano Almeida destacou o ineditismo da realização de um evento voltado integralmente para as premissas do ESG. “É um evento diferente, novo, algo desafiador, na minha visão, por ser justamente uma iniciativa a pioneira. E essa vanguarda nos traz a expectativa de que esse evento, de fato, se consolide. Nós precisamos mudar as coisas e essa mudança começa com cada um de nós. O ESG é uma realidade, porém, não era discutido no universo público, mas o setor público também tem responsabilidade nesse processo”, salientou. Após a abertura, o prefeito visitou todo o espaço do evento e os estandes dos expositores.

Imagem do Prefeito Luciano Almeida conversando com duas mulheres no estande da Prefeitura de Piracicaba
Prefeito Luciano Almeida visitou também o estande da Prefeitura de Piracicaba na 1ª Expo ESG

“Idealizamos esse projeto no final de 2021, passamos pela capacitação, que formou mais de 200 pessoas, e agora participamos de mais essa etapa, que mostra a movimentação da estrutura da nossa cidade, que não mediu esforços para que esse evento acontecesse, com o intuito de difundir a cultura ESG”, complementou o titular da Simap, Alex Salvaia.

Imagem da jornalista Sônia Consiglio, palestrando na Expo ESG
A primeira palestra do dia ficou por conta da jornalista Sônia Consiglio, que abordou o tema ESG Uma Ideia Cujo Tempo Chegou

O presidente do Instituto Americano de Conformidade Corporativa, que é a entidade realizadora da 1ª Expo ESG, reforçou a importância da união do poder público, inciativa privada e sociedade para desenvolver os processos de ESG. “Este é o primeiro evento de muitos que vão nascer, é um marco que está unindo o setor público, a iniciativa privada e a sociedade nesse espírito de compartilhar conhecimento, para que a gente prospere nesse toma tão relevante”, disse.

Imagem do prefeito Luciano Almeida em um dos estandes; o expositor mostra uma maquete sobre o impacto das chuvas em locais com e sem vegetação

“Tenho muito prazer em participar desse projeto, dentro dessa lógica de aproximação entre academia, sociedade, empresa e poder público, além da aliança das empresas organizadas em prol dos aspectos ambientais, sociais e de governança”, acrescentou o professor Edson Barbero.
“Piracicaba tem um legado forte de meio ambiente e, enquanto poder público, devemos contribuir”, completou o vereador Gustavo Pompeo.

Após a abertura oficial do evento, a primeira palestra do dia ficou por conta da jornalista, que atua com sustentabilidade, Sônia Consiglio, que abordou o tema ESG: Uma Ideia Cujo Tempo Chegou.

Imagem geral interna do ambiente onde estavam os estandes dos expositores da 1ª Expo ESG
Ao todo, são mais de 30 palestrantes e expositores

A 1ª Expo ESG continua amanhã, a partir das 8h30, no Engenho Central, e segue até o dia 29, quando acontece a segunda edição da Corrida ESG. Dentro dos mais de 30 palestrantes e expositores, a Prefeitura de Piracicaba terá um estande para divulgar os projetos e programas desenvolvidos pela administração.

O objetivo é a apresentação de cases, estratégias e ideias dentro do escopo de meio ambiente, social e de governança. O evento tem apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente). A programação completa pode ser conferida no site esgpiracicaba.com.br.

Entre as principais apresentações de amanhã, estão Alexandre Di Miceli discutirá sobre Os Desafios da Ética Empresarial no Século XXI; Onara Lima e Natalia Rentería abordarão Mudanças Climáticas, Descarbonização e o Papel das Empresas; outro destaque será Denise Hills, com o tema ODSs e a Inovação para o Século XXI.

Imagem de um galpão com pessoas assistindo uma palestra
A 1ª Expo ESG, que conta com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, teve início na manhã de hoje, 27-07, no Engenho Central

Dia 29 o evento será encerrado com 2ª Corrida ESG e com a uma ação em prol dos animais, organizado pela vereadora Alessandra Bellucci, que contará com vacinação contra raiva, vacinação V8 e Tríplice, doação de filhotes, brinquedos infláveis para as crianças, agendamento para castração, cadastro do cartão Pira Cidadão, food trucks e sorteio de brindes. As inscrições para a corrida já estão esgotadas.

Ao todo, serão mais de 24 horas de conteúdo focado no ESG, para apresentar, compartilhar e estimular a criação de projetos voltados às premissas do ESG.

A 1ª Expo ESG Piracicaba tem organização da Manifesta Eventos, com apoios da Prefeitura, Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Simespi, Chelso Sports, Egrégora, ERT, Parque Tecnológico e Pecege – MBA USP. A curadoria é da Fundação Instituto de Administração e a realização é do Instituto Americano de Conformidade Corporativa.