Portal do Município de Piracicaba

19ª Festa da Mandioca de Artemis começa nesta sexta-feira, 22/08

Por CCS / Publicado em 22/08/2025
Tempo de leitura: 2 minutos.

Evento, que tem apoio da Prefeitura, vai até domingo, na Praça João Alfredo

A imagem mostra uma mesa com uma toalha amarela, sobre a qual estão dispostos diversos salgadinhos e um pudim. Em destaque, no centro da mesa, há um pudim em formato de rosca, com uma calda caramelo brilhante, servido em um prato dourado com relevos. Ao redor do pudim, em recipientes pretos com divisórias, estão os salgadinhos: * À esquerda, um recipiente com cubos fritos, possivelmente batata ou mandioca. * À direita, um recipiente dividido em duas seções, uma com salgadinhos em formato de risole e outra com coxinhas. * No fundo, um recipiente com salgadinhos em formato de palito, que podem ser batata palha ou algum tipo de massa frita. Na frente do pudim, há um pequeno recipiente transparente com um sanduíche cortado em cubos, coberto com algo cremoso, possivelmente cream cheese ou maionese, e um palito. O fundo da imagem é desfocado, mas é possível notar uma parede de tijolos aparentes e uma área externa. A iluminação sugere que a foto foi tirada durante o dia.
Menu da festa é composto de preparações à base de mandioca

Começa nesta sexta-feira, 22/08, a 19ª edição da Festa da Mandioca de Artemis, bairro rural de Piracicaba. O evento segue até domingo, na antiga estação de trem da Praça João Alfredo, situada na rua Elvira Pereira Chinelato. Nesta sexta a festividade é das das 19h a 0h; no sábado, das 18h a 0h, e no dia 24/08, das 12h às 18h. O menu é composto de preparações à base de mandioca, cervejas artesanais e produtos orgânicos e agroecológicos. Haverá, ainda, artesanato, programação artística e sorteios. A organização é da Uni-Artemis (Associação União para Desenvolvimento Sustentável do Distrito de Artemis), com apoio da Prefeitura de Piracicaba.

Quem anima a abertura da festa é a dupla Claudemir e Moisés. No dia seguinte as atrações são Paulo Alan e a Banda Raízes. E para o encerramento tem música com o Projeto com Vivência, Grupo Sabadabada e Marcelo e Fabiano.

A imagem mostra uma travessa de metal cheia de coxinhas de mandioca douradas e apetitosas. As coxinhas estão dispostas em várias camadas e algumas parecem ter temperos verdes picados misturados na massa. No centro da travessa, há dois cones de papel preto com o logotipo "Ouro da Terra Alimentos". Os cones têm informações escritas em letras brancas, incluindo "COXINHAS DE MANDIOCA" na parte superior e "100% Mandioca", "0% Glúten", "0% Lactose" e "0% Ovos" na parte inferior. As informações nos cones sugerem que as coxinhas são feitas principalmente de mandioca e são livres de glúten, lactose e ovos. A travessa está colocada sobre uma superfície de madeira clara, e ao fundo, uma parede branca. A iluminação é suave, destacando a textura e a cor das coxinha
Evento começa nesta sexta-feira e vai até domingo na antiga estação de trem da Praça João Alfredo

“É um evento que existe há quase 20 anos mostrando a união da comunidade local para oferecer ao público muita gastronomia e arte. Com certeza uma ótima opção de passeio para os piracicabanos e também para os turistas aproveitarem neste fim de semana”, falou a titular da Secretaria Municipal de Turismo, Clarissa Quiararia.

O cardápio da festa contém pratos salgados e doces preparados com mandioca, como escondidinho, porção de mandioca frita, coxinha de mandioca com diversas opções de recheios, sorvete de mandioca, brigadeiro de mandioca, bolo, entre outros. Haverá também cuscuz, cachorro-quente e churros.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.