A Festa do Divino envolve muita fé e os devotos vêm de todas as regiões do estado
A Festa do Divino envolve muita fé e os devotos vêm de todas as regiões do estado

A tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba chega à 198ª edição neste ano e acontece entre os dias 7 e 14/07, no largo dos Pescadores e avenida Beira Rio. O evento, que reúne atividades religiosas e artísticas, é organizado pela Irmandade do Divino Espírito Santo, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

Neste domingo, 7/07, a Festa do Divino começa às 9h, no largo dos Pescadores, com missa da derrubada e bênção dos barcos no rio Piracicaba, conduzida pelo padre Henrique. A expectativa é que 1.000 pessoas passem pelo local.

São três barcos que participam do ato. Os dois que sobem com os marinheiros rio acima e o barco-mãe, que já estará no rio, desce para o encontro das bandeiras do Divino, que será no dia 13/07. Dos dois barcos que serão derrubados no rio Piracicaba, um será carregado por homens e o outro por mulheres.

Ainda no domingo, 7/07, às 12h, o almoço no barracão da Irmandade do Divino Espírito Santo, a tradicional Bistecada do Divino, com animação do grupo Oitava Cor.

Derrubada e bênção dos barcos acontecem a partir das 9h
Derrubada e bênção dos barcos acontecem a partir das 9h

Segundo o secretário de Governo e da Semac, Carlos Beltrame, essa é a festa mais antiga do município e em plena vitalidade. “Acontece às margens do rio Piracicaba desde 1826 e se configura como a mais tradicional manifestação religiosa e popular da região, tendo como mote a fé e a solidariedade e atraindo visitantes de diversas cidades. Envolve muita fé e os devotos vêm de todas as regiões do estado e até mesmo de fora de São Paulo”.

A 198ª Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba prossegue com o Tríduo Solene nos dias 8, 9 e 10/07, sempre às 20h, no barracão da Irmandade do Divino Espírito Santo, na rua Moraes de Barros, 58, no Largo dos Pescadores.

SERVIÇO – 198ª Festa do Divino de Piracicaba. De 7 a 14/07. Convites e mais informações podem ser obtidos com a Irmandade do Divino Espírito Santo (rua Moraes Barros, 58, Centro). Telefone: (19) 3434-9701.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 7/07

Às 9h – Missa da Derrubada e Benção dos Barcos no Rio Piracicaba, seguida de Congada

Às 12h – Almoço com Oitava Cor

8/07

Tríduo Solene, às 20h, com o padre Mauro Bombo

9/07

Tríduo Solene, às 20h, com o padre Leandro Rasera

10/07

Tríduo Solene, às 20h, com padre Danilo

11/07

Às 19h – Jantar com San (ex-vocalista do Sambô) e grupo Sambaí

12/07

Às 19h – Jantar com Orquestra Piracicabana de Viola Caipira, leilão e show pirotécnico

13/07

Às 13h – Apresentação da Congada do São Benedito, no largo dos Pescadores

Às 14h – Apresentação da Congada do Divino Espírito Santo, no largo dos Pescadores

Às 15h – Procissão do Divino Espírito Santo (passagem da Mortalha)

Às 16h – Encontro das Bandeiras e queima de fogos

Às 17h – Missa do Encontro das Bandeiras

Às  18h30 – Jantar e show com Claudemir e Moisés e Donizete Camargo Banda

14/07

Às 9h30 – Missa de encerramento na Catedral com dom Devair e procissão rumo à capela de Nossa Senhora Aparecida até o Largo dos Pescadores

Às 12h – Almoço e música com Matheus e Denilson

Às 16h – Encerramento das festividades