A 197ª Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba foi encerrada ontem, domingo, 16/07, na Rua do Porto, com a Procissão de Nossa Senhora Aparecida, missa e a passagem da Bandeira do Divino aos próximos festeiros. Segundo o presidente da Irmandade do Divino Espírito Santo, Victor Alberto Toti, cerca de 45 mil pessoas passaram pelo largo dos Pescadores de 9 a 16/07 para participar das festividades.

Encontro das Bandeiras foi assistido por centenas de pessoas na rua do Porto

O evento é organizado pela Irmandade com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). A bandeira passou de Adolpho Queiroz e Elisabete Bortolim ao casal Rafael Protti e Liliane Roberta Sartori, que a partir de agora são os guardiões do principal objeto da Festa do Divino.

No ponto alto da festa, no sábado, 15/07, o prefeito Luciano Almeida, a presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussp) e primeira-dama, Andréa Almeida, e o secretário de Governo e da Semac, Carlos Beltrame, participaram na embarcação maior do tradicional Encontro das Bandeiras, no rio Piracicaba, e da missa no largo dos Pescadores.

“Sentimos aqui, presente na festa, o que é a fé e como essa devoção é tradicional envolve o coração das pessoas”, resumiu Luciano Almeida.

O secretário Beltrame destacou que é o conjunto – fé, tradição, população e rio – que torna a Festa do Divino mais especial. “É um clima de emoção único, tanto na parte religiosa como na parte cultural, festiva”.

Embarcação maior levou prefeito Luciano Almeida, a primeira data, festeiros e outras autoridades

O presidente da Irmandade, Victor Toti, com sorriso no rosto ao término da missa, após o Encontro das Bandeiras, falou da satisfação em realizar mais uma edição da Festa do Divino de Piracicaba. “Superou nossas expectativas e é ótimo ver que as pessoas estão prestigiando, recebendo bençãos e também se divertindo. Ser devoto é isso, ter fé e amor”.

Prefeito Luciano Almeida e secretario Beltrame participam do levantamento do mastro

DEVOTOS – Rosângela Amaral, piracicabana que é frequentadora assídua da Festa do Divino, disse que a edição deste ano foi bonita e destaca a procissão e o Encontro das Bandeiras como os momentos mais marcantes. “Também é muito bonito ver como a população comparece e prestigia tanto a parte festiva como religiosa do evento”.

A também piracicabana Creusa Passari se emocionou com o Encontro das Bandeiras da 197ª edição e reservou o dia exclusivamente para a festa. “O Divino para mim representa uma devoção profunda. É um momento maravilho de paz, de receber as bençãos de Deus, além de ser uma tradição de Piracicaba. Não perco um ano”, contou.

Prefeito Luciano Almeida participa de missa após Encontro das Bandeiras