As Secretarias de Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Social (Semdes) realizarão na próxima quarta-feira(15/08) uma oficina sobre o tema Maternidade de Mulheres em Situação de Rua, em uso de substâncias psicoativas, que resultam em destituição do poder familiar. Será ministrada pela equipe do SubComissões de Orientação e Fiscalização Profissional (SUBCOFI – Campinas), no Anfiteatro do Centro de Vigilância em Saúde (Cevisa), às 15 horas.
A oficina tem por objetivo mapear empiricamente as principais questões que permeiam o atendimento de mulheres e crianças no município, que vivenciam a situação de rua e o uso de substâncias psicoativas, para o fortalecimento das políticas públicas voltadas a essa população.
No dia 17 de agosto, às 9 horas, será realizada, na Praça José Bonifácio, uma roda de conversa com os moradores de rua da região central, com o objetivo de criar um espaço de dialogo e estimular a construção da autonomia desse público. Durante o mês o tema vem sendo trabalhado no grupo comunitário do Centro Pop, onde estão sendo produzidos cartazes, que serão expostos durante o evento.
Essas atividades integram o calendário de ações referentes ao dia 19 de agosto, em que se comemora o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a atenção digna que deve ser garantida a essa população. A data foi estabelecida em decorrência da chacina ocorrida na Praça de Sé, em São Paulo, em 2004, quando 10 pessoas foram atacadas enquanto ali dormiam e seis delas morreram.
Segundo do Censo do Sistema Único de Assistência Social (Censo Suas) de 2015, estima-se que haja mais de 100 mil pessoas vivendo em situação de rua em todo o Brasil. O número é hipotético porque o país não possui dados oficiais sobre essa questão, o que dificulta o planejamento e a implementação de políticas públicas adequadas.
De acordo com a Política Nacional para a População em Situação de Rua, o poder público deve assegurar acesso aos serviços e programas que integram as políticas públicas de saúde, educação, previdência, assistência social, moradia, segurança, cultura, esporte, lazer, trabalho e renda; bem como implementar centros de referência especializados e estabelecer padrões dos serviços de acolhimento temporários.
Serviços oferecidos delo município
Secretaria de Saúde:
Consultorio na Rua. Uma unidade móvel percorre as ruas da cidade oferecendo serviços de saúde à população em situação de rua, tendo como principal objetivo a inserção desses usuários nos serviços de saúde pública, via Atenção Básica e Saúde Mental.
Secretaria de Desenvolviemnto Social – SEMDES
Centro Pop, Serviço de Abordagem Social (SEAS), Nucleo de Acolhimento Social Novos Caminhos (NAS), Alberque Municipal e Casa de Passagem.