Fentepira foi inaugurado na segunda, 27/11, e segue até 5/12
Fentepira foi inaugurado na segunda, 27/11, e segue até 5/12

Com o objetivo de incentivar a produção teatral piracicabana e promover as artes cênicas, acontece entre os dias 27 de novembro e 05 de dezembro, o 18º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba). Os 10 espetáculos que integram a programação são apresentados gratuitamente em diversos locais da cidade. Confira a programação completa aqui: https://www.instagram.com/p/C0NOdW4Jp_z/.

O início das apresentações aconteceu nesta segunda (27), com o espetáculo Desaparecidas, da Cia. Efêmera de Teatro, de Piracicaba/SP. A abertura oficial contou com a participação do Secretário de Cultura, Sr. Carlos Beltrame, que ressaltou a importância do festival. “Fico muito feliz de ver o Fentepira acontecendo e envolvendo os artistas da cidade. É, sem dúvidas, um projeto importante para Piracicaba que deve ser mantido vivo, e refirmo que podem contar com meu apoio para isso”.

O 18º Fentepira é promovido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural). A edição de 2023 possui a direção de produção de Leonardo Moraes e contou com a curadoria de João Lima e Cleiton Pereira. Já a empresa vencedora do pregão eletrônico foi a W Cultural, sob supervisão da advogada Adriana Batista.

Os debatedores também foram anunciados pela produção do festival. Este ano, compõe a banca de debatedores Alexandre Mate, de São Paulo,e Carluty Ferreira, de Belo Horizonte. Ainda nesta edição, a equipe de debatedores terá a participação especial da profissional Aysha Nascimento, também de São Paulo.

TEATRO DE RUA, INFANTIL, ADULTO, COMÉDIAS E DRAMAS INTEGRAM PROGRAMAÇÃO DA EDIÇÃO.

Além da qualidade dos trabalhos artísticos, a diversidade da produção teatral poderá ser vista no 18º Fentepira. São peças de comédia, aventura, drama, poesia, infantil e rua, que nos fazem pensar, por vezes de maneira leve e em outras convidando ao aprofundamento, sobre assuntos atuais ou históricos que repercutem nos dias de hoje.

Os bate-papos, que acontecerão depois dos espetáculos, terão como proposta levantar reflexões sobre a montagem, o fazer teatral, bem como os assuntos abordados nas apresentações.

A PROGRAMAÇÃO SEGUE ATÉ A PRÓXIMA TERÇA (05).

Hoje (30) a apresentação é da Amálgama Roda das Artes, com a peça Vai-o-Vento, de Piracicaba/SP; na sexta (01) a apresentação será da montagem Seja como flor: por que deixamos o mundo nas mãos dos maus?, também de Piracicaba/SP, do grupo Andaime Teatro.

No final, outras quatro produções serão apresentadas em diversos horários. Sábado (02) é a vez do espetáculo Suspiros e Burbujas, do grupo Cearense Cia. Laguz Circo e Teatro Itinerante, de Fortaleza/CE; e Nuviô ou Quero Cê Balão, da Clara Trupe de Ovos y Assovios, de Mogi das Cruzes/SP.

No domingo (03) também serão dois espetáculos, ambos de São José dos Campos/SP. A Caravana dos Pássaros Errantes, do Grupo Nômade, e Leões, Vodka e um Sapato 23, da Cia. de 2.

No penúltimo dia de programação (04), acontece a apresentação da peça Mundo Sonha Mundo, uma obra infantil do Grupo Teatro de Sobras, de Ribeirão Preto/SP; e também na segunda-feira, a peça Os Três Sobreviventes de Hiroshima, da Nagai Produções Artísticas e Culturais, de São Paulo/SP. Na terça-feira (05) acontece o encerramento com o espetáculo O Arquipélago, da Súbita Companhia de Teatro, de Curitiba/PR. Os horários e locais podem ser conferidos através das redes sociais oficiais do festival: @fentepira_oficial no Instagram e Fentepira Oficial no facebook, ou, ainda, pelo telefone da Semac (19) 3403-2600.

SOBRE O FESTIVAL

O Fentepira é uma política pública do Município de Piracicaba, prevista pelas leis 6.072/2007 e 7.491/2014. Tem como objetivo estimular a criação artística, a inovação criativa e a valorização da arte teatral, além de fomentar a discussão sobre o fazer teatral.

A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural).