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18ª Competição Baja SAE Brasil: 500 estudantes são esperados na EEP/Fumep

Evento vai reunir estudantes de três estados da região Sudeste

Por CCS / Publicado em 25/09/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
A imagem mostra um evento de off-road, possivelmente uma competição de Baja SAE, onde carros protótipos modificados correm em terrenos acidentados. O veículo em primeiro plano, número 68, está em movimento, com as rodas levantando terra. Ele tem uma estrutura tubular exposta, pneus grandes e um piloto dentro, usando capacete e equipamento de segurança. Um pneu dianteiro está visível com detalhes da suspensão. Ao fundo, uma pessoa com chapéu de abas largas e outra com um chapéu branco e camiseta amarela observam a cena. Há outro veículo similar, número 55, em segundo plano, também em movimento em uma pista de terra. O ambiente é ensolarado, com vegetação seca e grama ao redor. A imagem captura a ação e a dinâmica do esporte.
Evento vai reunir estudantes de três estados da região sudeste

A Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP), mantida pela Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep), é palco da 18ª Competição Baja SAE Brasil – Etapa Regional Sudeste, entre os dias 25 e 28 de setembro. O evento, que une atividades acadêmicas e esportivas, será realizado das 7h30 às 19h, com entrada gratuita ao público. Um espaço gastronômico também será disponibilizado no campus da instituição com a presença de food-trucks. A Fumep é mantida pela Prefeitura Municipal de Piracicaba.

Promovida pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade SAE BRASIL, a disputa busca incentivar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula por meio do desenvolvimento de veículos off-road monomotores, conhecidos como bajas.

Um buggy de corrida, número 68, participa de um evento off-road. O veículo está em movimento, levantando terra e detritos enquanto atravessa um obstáculo de terra com um tronco de madeira. Um piloto com capacete protege o rosto do pó. Ao fundo, há espectadores sob tendas azuis e brancas, e muita vegetação seca e grama alta, indicando um ambiente de competição ao ar livre. Cones laranja marcam o percurso.
Proposta do evento proposta é ampliar a formação técnica dos participantes

Segundo a organização, mais de 25 equipes já confirmaram presença, totalizando cerca de 500 estudantes universitários de instituições dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Considerada uma das etapas mais desafiadoras do circuito nacional, ela funciona como vitrine para novos talentos e soluções inovadoras que impulsionam o setor da engenharia automotiva no país.

A imagem mostra um veículo off-road sujo de lama, em um campo de grama verde e solo seco. * O veículo, possivelmente um buggy de competição, tem uma estrutura tubular vermelha e preta e parece estar atolado na lama. * Um pneu com sulcos profundos é visível, assim como a suspensão robusta. * Há adesivos no veículo, incluindo um que diz "SAE BRASIL" e o número "68" em destaque. * Uma pessoa com luvas e traje de corrida está sentada no banco do motorista, com as mãos no volante. * Ao fundo, outros veículos semelhantes e algumas pessoas são visíveis, sugerindo um evento ou competição de off-road. * Um cone de trânsito laranja com uma faixa branca está posicionado na lateral direita da imagem, indicando um obstáculo ou limite. * A iluminação sugere que a foto foi tirada em um dia ensolarado.
Veículos off-road monomotores são conhecidos como bajas

Para o coordenador do curso de Engenharia de Produção da EEP, professor André de Lima, a iniciativa vai além da competição. “A proposta é ampliar a formação técnica dos participantes e prepará-los para as exigências do mercado profissional. Os alunos são responsáveis por projetar e construir seus próprios bajas, que são submetidos a provas estáticas e dinâmicas avaliadas por engenheiros da indústria da mobilidade”, destacou. Ele acrescentou que as equipes vencedoras da etapa nacional garantem a oportunidade de apresentar seus projetos em uma competição internacional, nos Estados Unidos.

O circuito da competição, com aproximadamente 1,5 quilômetro de extensão, segue orientações técnicas da comissão julgadora, em critérios como dimensões da pista, obstáculos e requisitos de segurança. A montagem conta com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo. “Além disso, somos pioneiros na incorporação de um túnel no traçado da pista, elemento que acrescenta um desafio extra à prova e diferencia nossa estrutura. Estamos no caminho certo, recuperando o prestígio da instituição no meio acadêmico, no setor automobilístico e entre empresários da área”, completa o diretor-executivo da Fumep, Luis Chorili Neto.

CRONOGRAMA – A agenda do evento prevê uma programação robusta ao longo dos quatro dias de disputa. Hoje, 25, as equipes participantes foram recepcionadas para o credenciamento oficial, seguido por um briefing de abertura conduzido pela direção da FUMEP e da SAE Brasil.

Amanhã, 26, os participantes enfrentarão as avaliações estáticas, além da apresentação técnica dos projetos desenvolvidos.

O dia 27 será dedicado às provas dinâmicas no qual serão avaliados o desempenho geral dos veículos em diferentes aspectos, como resistência estrutural, capacidade de tração, estabilidade em curvas, dirigibilidade, conforto, aceleração, velocidade final e capacidade de superação de obstáculos.

Encerrando a programação, no dia 28 ocorre a prova mais aguardada: o enduro, com duração de quatro horas. Ao final, será realizada a cerimônia de premiação, consagrando as equipes de maior destaque na competição.

HISTÓRICO – O projeto Baja SAE foi criado em 1976, na Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, sob a liderança do Dr. John F. Stevens. No Brasil, o programa foi implantado em 1991, com a primeira competição nacional ocorrendo em 1995, na pista Guido Caloi, em São Paulo. A partir de 1997, a SAE Brasil assou a organizar edições regionais em diversos estados, como São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia.


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