A 188ª Festa do Divino de Piracicaba continua neste final de semana, unindo programação religiosa com festiva. Além das procissões e missas campais, o evento inclui festanças folclóricas, grupos de viola, leilões e comida das boas, como leitoa, frango a passarinho e cuscuz. Esta é uma das festas mais tradicionais da cidade, que reúne milhares de moradores da cidade e visitantes da região, todos reunidos em torno da fé, religiosidade e solidariedade, que são os alicerces desta bela festa.
A Festa é realizada e organizada pela Irmandade do Divino Espírito Santo de Piracicaba, com apoio cultural EPTV e da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR).
Histórico da Festa do Divino
Em Piracicaba, a festa do Divino acontece nas águas do rio Piracicaba desde 1826 e se configura como a mais tradicional manifestação religiosa e popular da região, atraindo milhares de pessoas, com expressivos rituais como: Folia, Pouso, Leilão de prendas, Encontro das Bandeiras, Procissão, Missa e Rodas de Cururu e Violeiros.
Conta a história que a Festa do Divino foi trazida para Piracicaba com os primeiros povoadores, quando Viegas Muniz introduziu o Encontro das Bandeiras no rio Piracicaba.
Confira a programação religiosa e festiva, que acontece neste final de semana:
Programação Religiosa
Dia 12 (Sábado) – Procissão do Divino Encontro das Bandeiras e Solene Missa Campal 15h – Grandiosa procissão do Divino Espírito e, em seguida, no Rio Piracicaba, tradicional Encontro das Bandeiras, ponto culminante da Festa do Divino e Solene Missa Campal
Dia 13 (Domingo) – Procissão da Bandeira do Divino Espírito Santo Solene Missa Campal e passagem da Bandeira aos Festeiros de 2015 9h – Grandiosa procissão com bandeira oficial do Divino Espírito Santo, seguindo a solene missa campal. Os Festeiros de 2014, Sr. Marcos Natale Torrezan e a Sra. Andrea Ap. Zambetta Torrezan passarão a Bandeira aos Festeiros de 2015, Sr. Natal Antônio de Oliveira e a Sra. Maria de Fátima Wingeter.
Programação Festiva
Dia 12 (Sábado) – Festanças Folclóricas, Jantar Musical e Grupo de Viola 14h – Festanças folclóricas (Largo dos Pescadores) 20h – Jantar. Será servida leitoa, frango a passarinho, cuscuz e bebidas em geral. Tudo ao som de animadas atrações musicais (Salão de Festa e Largo dos Pescadores) 20h – Grupo de Viola (Largo dos Pescadores)
Dia 13 (Domingo) – Almoço, Festanças Folclóricas, Salva de Morteiros 9h – Almoço: arroz, macarrão, leitoa, frango a passarinho, cuscuz e bebidas diversas (Salão de Festa e Largo dos Pescadores) Festanças Folclóricas (Largo dos Pescadores) 19h – Salva de morteiros encerrará a festa