A Ong Instituto São Paulo contra Violência divulgou esta semana, o balanço do número de denúncias na região de Piracicaba. Segundo a Ong foram recebidos 214 ligações em novembro, número igual ao do mês passado.
O tráfico de entorpecentes, que ainda lidera o ranking, teve pequena queda no número de denúncias passando de 133 para 110 na região em Piracicaba, ficando próximo da média anual de 100 denuncias/mês.
Em Capivari também houve queda no registro de denúncias, passando de 19 para 15. Do total, 11 são de tráfico de entorpecentes e os quatro restantes se dividem entre maus tratos contra criança, maus tratos contra mulher, receptação e casa de prostituição. Outras cidades da região como Charqueada, Iracemápolis, Saltinho, Rio das Pedras, Rafard, Elias Fausto, Mombuca e São Pedro, receberam entre duas e cinco denúncias.
A ONG Instituto São Paulo Contra a Violência registrou também 20 casos resolvidos em Piracicaba. Foram solucionados cinco casos de homicídio, três de porte ilegal de arma e munição, encontrados duas pessoas procuradas da justiça e também resolvidos casos de trafico de entorpecente, estelionato comercial, receptação, maus tratos contra mulher, maus tratos, irregularidades no interior da cadeia, irregularidade administrativa, formação de quadrilha, adulteração de combustíveis e casa de prostituição.
Para Pedro Paulo Talin, cordenador do Disque-Denúncia, estes casos só são resolvidos com o auxilio da população que através das denúncias auxilia as autoridades na busca e resolução destes casos. “As denúncias são mantidas em total sigilo e não é necessário o denunciante se identificar”, explica o coordenador.
BalançoDesde que foi implantado, o Disque-Denúncia na região de Piracicaba, no início do segundo semestre do ano passado, foram registradas 3.320 denúncias em toda região.
No total, foram 1.627 no segundo semestre de 2005 e 1.419 no primeiro semestre de deste ano. Nos meses de julho a novembro, o 181 já registrou 1046 ligações da região de Piracicaba, registrando total de 2.145 ligações no ano de 2006.