Piracicaba 30, de janeiro de 2014 – O 17º Passeio de Barcos pelo Rio Piracicaba acontecerá no próximo sábado, dia 1 de fevereiro, com partida às 9h30, do pier municipal da Rua Porto, em frente ao Largo dos Pescadores.

As inscrições para o passeio já estão abertas desde o dia 26 de janeiro e poderão ser feitas antecipadamente em uma barraca montada no Largo dos Pescadores – Rua do Porto, das 16h às 20 horas. No dia do evento os participantes também podem se inscrever no local, e ao preencher a ficha de inscrição e pagar a taxa de R$ 20, o participante receberá o regulamento, boné, rota de navegação, roteiro rodoviário, adesivo para o barco, folheto turístico, etc.

O evento terá início às 8h, com solenidade de abertura e show sertanejo da dupla Moises Giacomini e Claudemir. Às 8h45, o comandante geral do passeio de barcos passará um último aviso aos navegantes, com as principais regras e orientações. Em seguida, às 9h, acontece a benção dos barcos e o transporte da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes em procissão, da barranca até a embarcação que a levará rio abaixo.

A partida dos barcos terá início às 9h30, com saída sob fogos de artifício, e ao passar pela Ponte do Morato, acontecerá a tradicional chuva de pétalas de rosas sobre as embarcações. A travessia até Santa Maria da Serra/SP percorre cerca de 90 km de rio (48,59mn) e haverá uma tenda de recepção aos navegadores no Condomínio Tamanduá, destino final do passeio, com show sertanejo com a dupla Moises Giacomini, Claudemir e banda. O valor arrecadado com a venda de bebidas e lanches será revertido ao Fundo Social de Santa Maria da Serra.

Promovido pelo jornal Gazeta Regional, o evento conta com o apoio e colaboração da Prefeitura de Piracicaba, por meio de diversas secretarias municipais, entre elas a SETUR, a Guarda Civil, a Brigada de Emergência, além de instituições como o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, a Polícia Militar, a Marinha do Brasil, a Prefeitura de Santa Maria da Serra, a Irmandade do Divino, o Clube dos Navegadores do Bongue, entre outros.

Realização do Passeio e Segurança

É importante que os participantes do 17º Passeio de Barcos leiam atentamente o regulamento e recomendações de segurança dos organizadores no site: www.passeiodebarcos.com.br. Mais Informações: (19) 3433-8675 / 9151-4424 com Moura e passeiodebarcosgazre@terra.com.br.

A Marinha do Brasil ressalta que só poderão participar do Passeio, barcos com toda a documentação em ordem, e que estejam de posse no dia do evento, dos documentos do barco, seguro, licença, equipamento de salvatagem (coletes, etc.) – sendo um colete por passageiro, termo de responsabilidade, piloto com habilitação mínima de ARRAIS, lotação e peso adequados à embarcação. No caso de grandes embarcações, como lanchas, é também recomendado que o barco tenha uma boia circular e uma ferradura de 20 metros de retinida amarrada na embarcação.

Segundo os organizadores do evento, o nível do Rio Piracicaba não deve atrapalhar o passeio. “Já realizamos o passeio com o nível do rio baixíssimo e nem por isso deixamos de fazê-lo”, afirmou Sr. Benedito Moura. “Uma das edições foi realizada no mês de agosto com o nível do rio em condições extremas pela pouca quantidade de água, e mesmo assim, tudo ocorreu perfeitamente”, completou ele.

Soltura de Peixes no Rio Piracicaba

Nesta sexta-feira, dia 31 de janeiro, às 12h, acontece a soltura de 50 mil peixes da espécie Curimbatá, no rio Piracicaba, no reservatório da usina de Barra Bonita. O evento acontecerá em um rancho situado no condomínio Tamanduá, no município de Santa Maria da Serra (SP).

A ação faz parte do Programa de Manejo Pesqueiro da empresa AES Tietê e acontecerá em parceria com a prefeitura dos municípios de Piracicaba e de Santa Maria da Serra.

O evento será aberto à população e terá a presença de profissionais da AES Tietê e representantes do poder público local. Os alevinos, com tamanho entre 10 e 15 centímetros, serão soltos com o auxílio da população, que receberá orientações sobre a preservação do meio ambiente.

A soltura faz parte do Programa de Manejo Pesqueiro da AES Tietê, que prevê o repovoamento de 2,5 milhões de peixes nativos por ano ao longo dos rios Tietê, Pardo, Grande e Mogi Guaçu, onde estão instaladas as usinas hidrelétricas que a empresa opera no interior de São Paulo, e seus afluentes. O objetivo é preservar as espécies nativas de peixes e promover o equilíbrio do ecossistema. A soltura de alevinos também traz vantagens à pesca profissional e amadora, contribuindo para melhorar as condições das populações ribeirinhas.

O Programa de Manejo Pesqueiro da AES Tietê conseguiu retirar o Pacu da lista de animais ameaçados de extinção. E, desde o início do ano passado, está reintroduzindo na natureza a Piracanjuba, espécie extinta do rio Tietê há mais de 30 anos.

Programação do 17º Passeio de Barcos

-> 26/01/2014 – Início das inscrições em barraca na Rua do Porto/Largo dos Pescadores (das 16 às 20h)

-> 31/01/2014 – às 12h30, soltura de peixe no Rio Piracicaba na Estância Tamanduá em Santa Maria da Serra, com 100 mil alevinos pela AES-TIETÊ como parte do Passeio de Barcos.

-> 01/01/2014 – em PIRACICABA 8h – Show sertanejo com Moises Giacomini e Claudemir- na Rua Porto. 8h45 – Aviso aos Navegantes – Comandante Geral do Passeio de Barcos da Gazeta Regional. 9h – Benção dos barcos – palavra do sacerdote católico e benção das embarcações. 9h15 – Transporte da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes em procissão, da barranca até a embarcação que a levará rio abaixo. 9h30 – Saída do 17º Passeio de Barcos sob fogos de artifício 9h40 – Chuva de Rosas de cima da Ponte do Morato

-> 01/01/2014 – em SANTA MARIA DA SERRRA Haverá uma tenda de recepção no Condomínio Tamanduá aos navegadores, montada pela Prefeitura Municipal de Santa Maria da Serra, e o valor arrecadado com a venda de bebidas e lanches será revertido ao Fundo Social de Santa Maria da Serra Haverá também show sertanejo com a dupla Moises Giacomini e Claudemir, e banda.