Baque Caipira vai falar e mostrar a linguagem própria que desenvolveu ao longo dos mais de 10 anos
Baque Caipira vai falar e mostrar a linguagem própria que desenvolveu ao longo dos mais de 10 anos

Piracicaba sedia, entre os dias 14/04 e 28/04, a 16ª Semana da Dança, que assim como nas edições anteriores, traz uma programação gratuita de oficinas e apresentações de dança em diversos equipamentos da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), que realiza o evento com a Adapi (Associação de Dança de Piracicaba). Todas as atividades são gratuitas.

A Semana da Dança é instituída pela Lei Municipal 5.8549/2006 e visa estimular todas as vertentes do segmento a aprimorar os conhecimentos, sob vários aspectos e modalidades artísticas.

O primeiro dia da 16ª edição acontece neste domingo, 14/04, no Armazém Maria Dirce de Camargo, na Estação da Paulista, com oficinas de dança gratuitas, das 10h às 17h30.

Wally Khalifa abre a programação no domingo com a oficina de danças urbanas, das 10h às 11h30, na qual irá trabalhar bases e, em seguida, ensinará uma coreografia mostrando algumas das modalidades que são praticadas dentro do universo de danças urbanas.

Na sequência, das 11h às 13h, a professora Marcinha apresenta a oficina de dança afro. O trabalho é baseado na técnica de vivências das danças negras regional, caipiracicabana e afro-brasileira, e suas transformações em reviver a trajetória dos ancestrais, realizada a partir da tradição oral.

À tarde, das 14h às 15h30, o primeiro dia da 16ª Semana da Dança traz a oficina de Tik Tok com o dançarino e influencer com mais de 1 milhão de seguidores em redes sociais, Giovanni Lucanno. Ex-aluno da Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba), que é mantida pela Semac, vai ensinar passos de dança e como se posicionar nas redes digitais por meio da arte.

16 Semana da Dança traz a oficina de Tiktok com Giovanni Lucanno
16ª Semana da Dança traz a oficina de Tiktok com Giovanni Lucanno

Para encerrar o primeiro dia, das 16h às 17h30, a 16ª Semana da Dança apresenta oficina com Baque Caipira, um grupo percussivo piracicabano que tem como referência o Maracatu de Baque Virado. Nesta atividade, alguns dos integrantes vão falar e mostrar a linguagem própria que desenvolveram em mais de 10 anos de atividades.

DEMAIS ATIVIDADES – As apresentações de escolas de dança da cidade acontecem entre os dias 19 e 20/04, sempre às 20h, no Teatro Municipal Erotides de Campos, com entrada gratuita. Cada escola ou academia participará com uma coreografia de, no máximo, cinco minutos de duração. A programação completa será divulgada pela Adapi e Semac no início da próxima semana.

A 16ª Semana da Dança se encerra no dia 28/04, um domingo, com mais uma rodada de oficinas gratuitas no Armazém Maria Dirce de Camargo, na Estação da Paulista, das 9h às 18h. Terá oficina de Ballet Clássico, com Alan Marques, oficina de Jazz, com Lucas Martinelli, oficina de Dança Contemporânea, com Arilton Assunção, oficina de Sapateado, com Filipe Sampaio, e oficina de Dança do Ventre, com Giselle Bellas.

SERVIÇO – 16ª Semana da Dança de Piracicaba. De 14/04 até 28/04, em diversos equipamentos da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). Entrada gratuita. Informações: 3403-2600. https://www.instagram.com/semanadadancapiracicaba