Gabeu é destaque do novo movimento queernejo

A 16ª Parada da Diversidade e do Orgulho LGBTQIA+ de Piracicaba acontece neste domingo, 7/07, a partir das 14h, com concentração na Praça Sociedade São Vicente de Paulo, a Praça da Paz (rotatória da Avenida 31 de Março com a Avenida Independência), com caminhada até o Parque do Engenho Central. A programação, totalmente gratuita, terá DJs, shows, apresentações de drag queens, show do cantor queernejo Gabeu (filho do sertanejo Solimões da dupla de música sertaneja Rionegro & Solimões), entre outras atividades, até às 22h.

O evento, que este ano tem o tema Vote com Orgulho! é realizado pela ONG Casvi (Centro de Apoio e Solidariedade à Vida), com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), entre outros apoiadores.

A Parada, busca dar visibilidade para todos os segmentos da comunidade LGBTQIA+ (Lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers, pessoas intersex e assexuais), entre outras expressões e gênero e ou orientação sexual, representadas também pelo “+” que hoje compõe a sigla do Movimento Social. Visa, também, reduzir a discriminação e ampliar o diálogo com toda a população.

A caminhada com os trios elétricos a partir da Praça da Paz está prevista para começar às 16h30. Segue pela avenida José Micheletti, cruza a avenida Armando de Salles Oliveira, desce a rua XV de Novembro até a esquina com a rua Tiradentes. Aqui os trios param e os participantes seguem pela XV de Novembro até o Engenho Central pela passarela Estaiada. As atividades no Engenho acontecem no palco externo do Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho, e no Armazém 17.

ATRAÇÕES – Gabeu é um das principais atrações da 16ª Parada da Diversidade e do Orgulho LGBTQIA+, notável por ser um dos precurssores do queernejo, uma vertente da música sertaneja que apresenta composições no ponto de vista de pessoas LGBTs. Ele é filho do sertanejo Solimões, da dupla de música sertaneja Rionegro & Solimões. Em 2021, lançou seu álbum de estreia, intitulado Agropoc, que foi indicado ao Grammy Latino de 2022 na categoria de Melhor Álbum de Música Sertaneja.

Também se apresentam na edição 2024 da Parada, os cantores Lê Bernardi, Didy, Júnior Baumann, apresentação dos Djs Cris Negrini, Regina, entre outros, além de show das companhias de dança Nicolas Hubert e Poc City e concurso Diva da 16ª Parada LGBTQIA+.

MAIS AÇÕES – O evento também tem apoio da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), que vai fazer escolta de todo o percurso da caminhada para a segurança dos participantes, fazendo desvios do trânsito conforme vão ocupando trechos da via. A liberação já acontece logo em seguida. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar também atuarão durante toda a 16ª Parada LGBTQIA+.

O Conselho Municipal de Políticas para LGBT de Piracicaba, Fórum Paulista LGBT, a Antra (Articulação Nacional de Travestis e Transexuais), a Rede Trans, a Apeoesp e a ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos) também apoiam a 16ª Parada LGBTQIA+.

SERVIÇO – 16ª edição da Parada LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer, pessoas Intersexo e Assexuais) de Piracicaba. Domingo, 7/07, a partir das 14h, concentração na praça São Vicente de Paulo, entre as avenidas Independência e 31 de Março, seguindo para o Parque do Engenho Central. Evento gratuit