Piracicaba sedia entre os dias 25/04 e 4/05, a 15ª Semana da Dança – O Início de Um Novo Ciclo, que este ano traz uma programação gratuita de oficinas, apresentações de dança e homenagens. A Gala de Abertura, amanhã, 25/04, contará com balés da Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba), às 20h, no Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro Engenho.
O evento instituído pela Lei Municipal 5.8549/2006 visa estimular todas as vertentes do segmento a aprimorar os conhecimentos, sob vários aspectos e modalidades artísticas, e é realizado pela Adapi (Associação de Dança de Piracicaba), em parceria com o Coletivo Anônimos da Dança e apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
Cedan, que em 2022 apresentou o Quebra-Nozes, faz a abertura da 15 Semana da Danca | Foto: Nanah D'Luize
Camila Pupa, diretora da Cedan, lembra que a abertura da Semana da Dança é mais um momento especial nas comemorações dos 15 anos da companhia, que serão celebrados no próximo mês de agosto.
"Abrir a Semana da Dança de Piracicaba é um grande orgulho para a Cedan e também uma grande responsabilidade. Os bailarinos estão bastante ansiosos e focados, principalmente para a estreia da coreografia de Por Um Instante, de André Malosá. Muita gratidão pelo convite", disse Camila.
Na Gala de Abertura, nesta terça, 25/04, a Cedan inicia com o pas de deux Águas Primaveris, com coreografia de Assaf Messerer, remontagem de Camilla Pupa e música de Sergey Rachmaninoff. Neste número os bailarinos são Farley Firenze e Ana Cláudia Magagnin.
"Esta coreografia representa o fim do inverno e o início da primavera, fluida e com movimentos rápidos representa o gelo derretendo e pede cumplicidade e técnica dos bailarinos que a executam", antecipa Camila.
Em seguida, a Cedan estreia a coreografia Por Um Instante, de André Malosá, sobre uma colagem musical. Terá a participação de todo o elenco e especial de Juliana Tarumoto.
"É uma coreografia neoclássica, inspirada pela estética e simetria do tradicional balé clássico, transmite a leveza e amplitude dos movimentos, exaltando a cidade dos apaixonados e unindo os bailarinos por uma paixão em comum: a dança", afirma a diretora da Cedan.
Forrozeando é a dança que fecha a apresentação da Cedan na abertura da 15ª Semana da Dança, com coreografia de Fernando Silva. É um balé contemporâneo, uma coreografia realizada por todo o elenco em momentos de comemoração e homenagens.
"A coreografia se passa no agreste nordestino, lá nos confins da caatinga ao entardecer, onde as pessoas se reúnem depois de um dia de trabalho para se divertirem ao som do forró. Será uma grande festa com ensaios coreográficos que encantam a todos que participam", destaca Camila.
Com a Cedan, também se apresentam na Gala de Abertura os grupos Kimie Buyoo de Danças Japonesas e o Afropira.
O Kimie Buyoo sobe ao palco com a coreografia Tanko Bushi, produzida por Tamiko Kubo. A coreografia representa os movimentos do trabalho nas minas de carvão. Já o Afropira apresenta trechos do espetáculo Meu Brasil Brasileiro, com direção do coreógrafo, cantor e percussionista Marcos Vinícius Farias, e direção da roteirista, cantora e percussionista Elaine Teotonio. O espetáculo fala por meio de contação de história e poesia sobre a dança guerreira, a lenda e a verdadeira história das Bonecas Abayomis, a origem e a história das tranças, o maculele, a puxada de rede, a capoeira, do samba rock e sobre a música, trazendo ritmos afro-brasileiros, como samba, ijexá, baião e samba reggae.
Grupo de danca de Piracicaba participam da edicao 2023 da Semana da Danca | Foto: Nanah D'Luize
"A Semana da Dança, no ano de 2023, completa 16 anos de história de oportunidades aos artistas da dança, estudantes e profissionais, de Piracicaba e região, oportunidades de formações significativas com profissionais renomados nacionais e internacionais, englobando aspectos práticos e teóricos nos diferentes segmentos da dança, assim como também a produção cênica, curadoria, saúde e gestão cultural", comenta Jussara Sansigolo, que está na organização do evento.
Todas as aulas desta edição são gratuitas e, para as oficinas, é preciso fazer inscrição pelo instagram da Semana da Dança de Piracicaba: @semanadadancapiracicaba.
SERVIÇO – 15ª Semana da Dança de Piracicaba – O Início de Um Novo Ciclo. De amanhã, 25/04, até 04/05, no Teatro Municipal Erotides de Campos, Estação da Paulista, Clube Saudosista, Casa do Hip Hop, Centro Cultural Nhô Serra e Centro Comunitário Eldorado. Entrada gratuita. Informações: 3403-2600.
Confira a programação completa de oficinas da 15ª Semana da Dança de Piracicaba:
26/04 (quarta-feira): Clube do Saudosista, das 19h às 20h
– 19h às 20h: Palestra com o tema Bem-estar e Auto Estima, direcionado à terceira idade. Palestrante: Marcela Mello.
– 20h às 21h: Dança de Salão com a professora Mery Hellize
29/04 (sábado): Estação da Paulista, no Armazém Maria Dirce Camargo
– 9h às 10h30: Oficina de Ballet Clássico com Professor Farley Ferenzi.
– 10h30 às 11h30: Palestra com o tema Nutrição e Performance. Palestrante: Marcela Mello
– 13h às 14h30: Aula de Jazz com a professora Júlia Camargo
– 15h às 16h30: Aula de Dança Contemporânea com a professora Juliana Tarumoto.
29/04 (sábado): Casa do Hip Hop
– 14h às 15h30: Danças Urbanas com a professora Mari Style
30/04 (domingo): Estação da Paulista (Armazém Maria Dirce Camargo)
– 09h às 10h30: Aula de Sapateado com professor Filipe Sampaio.
– 14h às 15h30: Aula de Dança do Ventre com professora Paula Trigueiro.
30/04 (domingo): Centro Cultural Nhô Serra
– 10h às 11h30: Oficina de Maculelê com Mestre Marquinho.
30/04 (domingo): Centro Comunitário Eldorado
– 10h: Oficina do Maracatu Baque Caipira com o projeto Esparrama pelos chãos
03 e 04/05 (quarta e quinta-feira): Teatro Municipal Erotides de Campos
– 19h30: Apresentações das escolas e grupos de dança de Piracicaba e apresentação dos grupos de cultura popular, como Batuque de Umbigada, Samba de lenço e Afropira.