Adiada no último dia 9/07, devido ao mau tempo, a 15ª Parada da Diversidade e do Orgulho LGBTQIA+ de Piracicaba foi remarcada para este domingo, 16/07, a partir das 14h, com concentração na Praça Sociedade São Vicente de Paulo, a Praça da Paz (rotatória da Avenida 31 de Março com a Avenida Independência), com caminhada até o Parque do Engenho Central, A programação, totalmente gratuita, terá DJs, shows, apresentações de drag queens, show da rapper Linn da Quebrada, entre outras atividades, até às 22h.

O evento, que este ano tem o tema Não Pira, Transfobia é Crime! Por uma Piracicaba Sem Transfobia, é realizada pela ONG Casvi (Centro de Apoio e Solidariedade à Vida), com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), entre outros apoiadores.

Linn da Quebrada se apresenta na 15 edicao da Parada, no Palco externo do Teatro Engenho

A caminhada com os trios elétricos a partir da Praça da Paz está prevista para começar as 16h30. Segue pela avenida José Micheletti, cruza a avenida Armando de Salles Oliveira, desce a rua XV de Novembro até a esquina com a Rua Tiradentes. Aqui os trios param e os participantes seguem pela XV de Novembro até o Engenho Central pela passarela Estaiada. As atividades no Engenho acontecem no palco externo do Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho, no Armazém 14 e em lounge no Armazém 9.

ATRAÇÕES – Linn da Quebrada é uma das principais atrações da 15ª Parada da Diversidade e do Orgulho LGBTQIA+. Participou do Big Brother Brasil 22 e Dança dos Famosos deste ano, no Programa Caldeirão do Huck, além de participação em diversos programas de televisão, como apresentadora do TransMissão (Canal Brasil / Canais Globo) e como atriz na série Segunda Chamada (Rede Globo/ Globoplay).

Também se apresentam na edição 2023 da Parada, Salete Campari, DJ residente Mia Houf, DJs como Lorenzo Zimon e Gabi Naomi, companhias de dança e performances de arte drag de Piracicaba e região, entre outros artistas.

A Parada, busca dar visibilidade para todos os segmentos da comunidade LGBTQIA+ (Lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, queers, pessoas intersex e assexuais), entre outras expressões e gênero e ou orientação sexual, representadas também pelo "+" que hoje compõe a sigla do Movimento Social. Visa, também, reduzir a discriminação e ampliar o diálogo com toda a população.

Ainda no Engenho Central haverá praça de alimentação e, no Armazém 14, o Espaço Saúde e Cidadania, uma novidade da 15ª edição. No local, montado em parceria com a Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) e Secretaria Municipal de Saúde, com orientações, distribuição de materiais informativos e insumos de prevenção, além de testes rápidos, em parceria com o Cedic (Centro de Doenças Infecto Contagiosas) de Piracicaba.

O evento também tem apoio da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), que vai fazer escolta de todo o percurso da caminhada para a segurança dos participantes, fazendo desvios do trânsito conforme vão ocupando trechos da via. A liberação já acontece logo em seguida. A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar também atuarão durante toda a 15ª Parada LGBTQIA+.

O Conselho Municipal de Políticas para LGBT de Piracicaba, Fórum Paulista LGBT, a Antra (Articulação Nacional de Travestis e Transexuais), a Rede Trans, a Apeoesp e a ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos) também apoiam a 15ª Parada LGBTQIA+.

SERVIÇO – 15ª edição da Parada LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer, pessoas Intersexo e Assexuais) de Piracicaba. Domingo, 16/07, a partir das 14h, concentração na praça São Vicente de Paulo, entre as avenidas Independência e 31 de Março, seguindo para o Parque do Engenho Central. Evento gratuito.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Concentração/Praça Sociedade São Vicente de Paulo

Escola de samba

DJ Gutto Bernardo