Piracicaba sedia nos próximos dias 29/06 e 30/06, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento que visa o debate de demandas da política da Assistência Social, acontece no anfiteatro da Fundação Municipal de Ensino (Fumep), aberto a toda a população, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), usuários dos serviços, conselheiros de direitos, entre outros.

Neste ano, a temática definida que norteará o debate em todo o Estado de São Paulo, é Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos que contará com cinco eixos norteadores para discussão: Eixo 1: Financiamento; Eixo 2: Controle Social; Eixo 3: Articulação entre os segmentos; Eixo 4: Serviços, Programas e Projetos e Eixo 5: Benefício e Transferência de Renda.

No dia 29/06, quinta-feira, as atividades têm início às 8h e seguem até às 12h, com abertura oficial, apresentação cultural de usuários do Centro Dia Crescer; apresentação da Evolução do SUAS no município e palestra com Abigail Torres, mestre e doutora em Serviço Social.

Na sexta-feira, dia 30/06, a conferência será realizada das 8h às 17h. Logo de manhã haverá apresentação cultural intergeracional com crianças, adolescentes, jovens e idosos do Centro de Convivência Intergeracional, unidade Bosques do Lenheiro e formação de grupos de trabalho para discussão dos eixos e, posteriormente, no período da tarde, apresentação das propostas para debate e votação, além da eleição dos representantes para a 13ª Conferência Estadual de Assistência Social.

“A conferência municipal permite a participação social e discussão sobre as demandas do município, prioridades e metas para atendê-las. É também um evento de troca de experiências entre os trabalhadores do SUAS, poder público e sociedade civil”, explica Euclidia Fioravante, secretária da Smads.

A Conferência tem realização do Conselho Municipal da Assistência Social e conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).

PREPARATÓRIAS – Como preparação para o evento, foram realizadas 16 pré-conferências, – encontros de debate sobre políticas públicas, durante os meses de maio e junho, em diferentes serviços da Smads, organizações da sociedade civil e espaços públicos do município.

Os encontros reuniram mais de 450 pessoas entre crianças, adolescentes, jovens e pessoas idosas. Em todos os debates houve apresentação dos serviços ligados à Assistência Social, o papel do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a importância da participação popular na construção de políticas públicas para o município.