Com o objetivo de evidenciar a cultura popular e apresentar diversidade artística, além de fortalecer as manifestações culturais tradicionais e contemporâneas, o 12º Festival Curau (Culturas Regionais e Artes Urbanas) acontece neste sábado, 28/10, e domingo 29/10, o 12º Festival Curau (Culturas Regionais e Artes Urbanas). As atividades serão no largo dos Pescadores, Casa do Povoador e no Sesc Piracicaba. A programação é gratuita e tem apoio da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
No sábado, 28/10, ao 12º Curau acontece na Casa do Povoador e no largo dos Pescadores. A programação da Casa do Povoador começa às 14h, com Sons no Brincar com Priscila Ferreira. Às 15h, acontece a atividade Vivências de Samba de Lenço com Ediana Arruda Raetano. Logo depois, às 16h, será a vez de Charanga da Tramp com Cia. Tramp de Palhaços.
No largo dos Pescadores, das 14h às 22h, acontece a Feira de Economia Solidária e a Discotecagem com DJ Kuellanomatrix. Às 16h, a atração será a Trupe Chá de Boldo, que será seguida pela apresentação do Batuque de Umbigada, marcada para às 16h. Às 17h, sobe ao palco Natália Cabral. Às 19h é a vez do Jongo Filhos de Semente. Logo depois, às 20h30, se apresenta Bia Ferreira.
No domingo, 29/10, o Curau acontece no Sesc Piracicaba e no largo dos Pescadores. No Sesc, a programação começa às 15h30 com Batuqueiros e Sua Gente e Douglas Germano. Às 17h15, a atração é o Baque Caipira em Cortejo do Sesc ao largo dos Pescadores.
No largo dos Pescadores, a Feira de Economia Solidária acontece das 15h às 22h. Às 18h30, se apresenta DJ Gabs. A atração das 19h30 é a Belíssima Casa de Odara (Kiki House Ballroom 019). Às 20h30, o encerramento terá Pé de Manacá com participação de Rafael Beibi.
O 12º Curau foi contemplado pelo Prêmio Funarte Festivais de Música 2022. A realização é do Governo Federal, Ministério da Cultura, Funarte (Fundação Nacional de Artes) e Instituto Curau, com apoio do Sesc Piracicaba.
Mais informações sobre o 12º Festival Curau podem ser obtidas no Instagram: @festivalcurau.
O FESTIVAL CURAU – O Festival Curau foi criado em 2012 pelo Coletivo Piracema e pela Associação Pró Cultura com o intuito de promover o intercâmbio artístico e evidenciar a cultura popular, levando-a à população em geral. A união entre manifestações tradicionais e contemporâneas, desde o início, é um dos focos do trabalho, marcado pela diversidade de propostas.
“Os palcos se formam a partir da diversidade de propostas, seja no cortejo dos grupos populares, nas ruas e espaços comunitários, ou na estrutura principal do festival, que é sempre composta por um palco pouco elevado e um espaço de apresentação no chão. Dessa forma, o público tem a oportunidade única de transitar entre momentos de contemplação e troca próximo aos artistas”, afirma o produtor Leo Magnin.
Ao longo de sua história, o Curau sempre buscou romper barreiras e inspirar uma sociedade mais equânime e justa. “Nas últimas décadas, as mulheres no âmbito cultural extrapolaram o entretenimento. A produção é a preciosa ´mão que realiza’ e nada mais propício para que nós mulheres despontássemos neste trabalho em um movimento contínuo de expansão, fruto de muita luta e resistência”, diz a produtora Mari Pedrozo.
PROGRAMAÇÃO – 12º FESTIVAL CURAU
SÁBADO, 28/10Casa do Povoador
14h – Os Sons no Brincar com Priscila Ferreira
15h – Vivências de Samba de Lenço com Ediana Arruda Raetano
16h – Charanga da Tramp com Cia Tramp de Palhaços
Largo dos Pescadores
14h às 22h – Feira de Economia Solidária
14h às 22h – Discotecagem com DJ Kuellanomatrix
16h – Trupe Chá de Boldo
17h – Batuque de Umbigada
18h – Natália Cabral
19h – Jongo Filhos da Semente
20h30 – Bia Ferreira
DOMINGO, 29/10
Sesc Piracicaba
15h30 – Batuqueiros e Sua Gente e Douglas Germano
17h15 – Baque Caipira em Cortejo do SESC ao Largo dos Pescadores
Largo dos Pescadores
15h às 22h – Feira de Economia Solidária
18h30 – DJ Gabs
19h30 – Belíssima Casa de Odara (Kiki House Ballroom 019)
20h30 – Pé de Manacá participação Rafael Beibi