12ª Ginpeca começa com espetáculo no Teatro São José
Com sete espetáculos encenados por usuários das sete unidades de Case (Centro de Atendimento Socioeducativo), começou nesta segunda-feira (16), no teatro São José, a 12ª Ginpeca (Gincana Pedagógica do Case).
Shows de dança e teatro, abordando o mundo da fantasia, abrilhantaram a abertura. A Bela e a Fera, Aladdin, Shrek, Minions, Trolls, O Rei Leão e Moana foram interpretados pelos Cases do Parque dos Sabiás, Itapuã, Oriente, Algodoal, Bosques do Lenheiros, Parque Orlanda e Jaraguá.

A coordenadora geral dos Cases, Ana Paula Fernandes Boni, explica que a abertura da Ginpeca começou a ser pensada há pelos menos dois meses para que os ensaios fossem realizados e que a intenção de abordar o tema das histórias infantis é a possibilidade de ampliar o universo do conhecimento.

Para a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, a Gincana é importante “Porque é um momento que as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Case podem competir e brincar, estimulando o desenvolvimento físico, social e mental”. Eliete ainda relatou maravilhada a qualidade dos espetáculos e agradeceu o comprometimento da equipe. “As apresentações foram de uma qualidade excelente relatando histórias infantis que marcam esta geração. Aproveito para agradecer educadores e servidores do Educando pelo Esporte, que prestam um excelente serviço às crianças e adolescentes usuárias dos Cases.”

A Gincana ainda segue até sexta-feira. De amanhã até quinta-feira, competições como corrida do copo, corrida da bola, corrida do saco, desafio da caneta na garrafa, queimadão? acontecem no Case Algodoal. Na sexta-feira (20), como encerramento, acontece a Festa das Crianças para os usuários do serviço, na sede do Educado Pelo Esporte.
Trabalhar em equipe, estimular a colaboração, a coletividade, o raciocínio estão entre os objetivos lúdico-pedagógicos das atividades, mas o objetivo geral, conforme material de divulgação é “proporcionar um momento de socialização e integração entre as crianças e adolescentes ampliando o conhecimento e consequentemente fortalecendo os vínculos com este público”.

Os Cases, conforme descrição do sítio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), são serviços de convivência e fortalecimentos de vínculos, desenvolvidos pela Semdes em parceria com Associação Atlética Educando pelo Esporte e atendem diariamente crianças e adolescentes entre seis e 15 anos de idade em situação de vulnerabilidade social, prioritariamente aquelas que se encontram em situação de trabalho infantil, inserindo-as no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, do Governo Federal.

O serviço tem capacidade para atender cerca de 1.100 crianças e adolescentes/mês disponibilizando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo. Possibilita a ampliação do universo informacional, artístico e cultural de crianças e adolescentes, bem como estimula o desenvolvimento de potencialidades, habilidades e talentos.

O trabalho visa momentos de promoção da socialização e aprofundamento dos relacionamentos, oferecendo aos participantes a vivência de espaços coletivos de diálogo, respeito à opinião e a valores do outro. No atendimento são trabalhados temas de interesse das crianças e adolescentes.

As unidades estão localizadas nos bairros Algodoal, Bosques do Lenheiro, Jaraguá, Jardim Itapuã, Jardim Oriente, Parque dos Sabiás e Parque Orlanda.
O Educando pelo Esporte, que abriga a sede administrativa do Case, está localizado na Rua Benedito Bonzon Penteado, Nº 615 – Jd. Pacaembu. O Case Algodoal está localizado na Rua Pompilho Rafael Flores, 250.
