Evento foi realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, de 16 de maio a 02 de junho

Fotos: Fernanda Schmidt _SME9742_Custom

O novo formato dos Jogos Infantis de Piracicaba foi responsável pelo grande número de participantes na 12ª edição, realizada entre 16 de maio e 2 de junho, no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas. Além das competições no período da manhã, como acontecia antes, as atividades também ocorreram à tarde. Outra novidade foi a participação de alunos do 2º e 3º ano. O resultado foi a presença de 13 mil estudantes durante os 13 dias do evento. Paulo Fortunato, um dos coordenadores do projeto, comemorou o sucesso dos Jogos. “Conseguimos atender o maior número de crianças de todas as edições, com participação de cerca de 13.800 crianças nos 13 dias de evento e, todas elas foram premiadas com medalhas. Elas ficaram muito satisfeitas por receberem a medalha, mesmo perdendo na modalidade. Elas vieram pra cá, participaram, brincaram e saíram felizes com esse prêmio", disse. Franciele Cristina Xavier, também coordenadora do projeto, conta que houve participação de 100% das crianças do 2º e 3º ano nos jogos cooperativos, gincana, mini revezamento adaptado, paraquedas cooperativo, utilizado em eventos esportivos, e boliche. Além das modalidades atletismo, com corrida de 75 metros, salto em distância, lançamento de pelota, corrida de revezamento, futsal e queimada mista. Pela primeira vez foram inseridas a dama e o dominó para crianças com deficiência. "Foi uma integração maravilhosa, com participação de 75% das crianças da rede, sendo assim, o maior evento da SME. Estamos muito felizes e satisfeitos com o resultado", contou Franciele.

As atividades para as crianças com deficiência tiveram o apoio do Projeto Clarear, da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, que é um programa de atividades físicas, esportivas e de lazer ministrado por profissionais especializados na área, destinado a pessoas com deficiência física, sensorial, mental e múltipla de todos as faixas etárias. A coordenadora do ensino fundamental da SME, Sálvia Medina, que acompanha todo ano os Jogos Infantis, observa que o formato dessa edição ficou fantástico, pois proporcionou a integração entre as crianças de todas as idades. Ela também agradeceu o trabalho de todos envolvidos para a realização do evento. "Em nome de toda a rede, dos alunos, professores, diretores e coordenadores, gostaria de agradecer pelo empenho, dedicação e profissionalismo dos professores de educação física, dos coordenadores e demais envolvidos", disse Sálvia.

_SME9586_Custom

Franciele Cristina Xavier, Sálvia Medina e Paulo Fortunato

_SME9821_Custom

_SME9636_Custom

_SME9687_Custom

_SME9704_Custom

_SME9717_Custom

_SME9797_Custom