A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), realizou na tarde desta quarta-feira, 19/07, no Anfiteatro da Secretaria Municipal da Educação, a abertura da XI Conferência Municipal de Assistência Social 2017, que tem como tema Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Participaram da abertura o prefeito Barjas Negri, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, o vereador Pedro Kawai, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Fábio do Amaral Sanches e Maria Germeck, diretora da Drades (Diretoria Regional de Assistência e e Desenvolvimenbto Social, além de usuários do SUAS. A Conferência, que prossegue amanhã, 20/07, reuniu nesse primeiro dia em torno de 200 pessoas. Após a abertura oficial os participantes assistiram palestra do psicólogo social Vinicius Cesca de Lima, que abordou o processo das Conferências e seus elementos, para mobilizar o debate.

Em sua fala, Barjas Negri explicou que Piracicaba tem uma rede social muito bem estruturada, englobando diversas secretarias, como Desenvolvimento Social, Saúde, Esporte e Educação. "Temos que olhar o social não apenas pelo que é ligado à secretaria de Desenvolvimento Social, mas por meio de um conjunto de todos os equipamentos públicos, como as escolas de educação infantil e fundamental, Unidades de Saúde da Família, Centros de Especialidades e equipamentos esportivos". De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, a participação social é um direito, um valor fundamental para a construção coletiva desta importante política pública: a assistência social, garantidora de direitos. "A garantia de direitos socioassistenciais desafia a todos nós,e, espero que tenhamos nestes dois dias um debate qualificado objetivando a construção de uma sociedade justa, livre e solidária".

O presidente do Conselho Municipal de Assistência Social aponta um aspecto importante no evento deste ano, que é a participação de usuários da rede de assistência social no município. "Escutar os usuários e trabalhadores do SUAS permite um controle social mais efetivo, para implementação de políticas para melhorar o atendimento à população".

O SUAS, como um sistema público que tem por função a gestão da política de assistência social no Brasil, atua nos âmbitos municipal, estadual e federal, monitorando o conjunto de projetos, serviços e benefícios sociais que são prestados à população.

Além das deliberações que serão levadas às Conferências Estadual e nacional, serão eleitos seis (08) delegados – Sociedade Civil e Poder Público, para participarem da etapa estadual, que deverá acontecer no mês de outubro deste ano.

O prefeito ressaltou a importância da participação de todas as entidades envolvidas na Conferência, que é um momento importante para reflexão e debates e de afinar as propostas para o âmbito municipal, estadual e nacional.

Programação

Quinta-feira, 20/07:

08h30 – Credenciamento 09h – Leitura das Deliberações 2015 09h45 – Coffee Break 10h15 – Divisão por Grupos e Eixos 12h – Brunch 13h – Fechamento das Proposituras e Deliberações por grupos 14h15 – Aprovação das Proposituras e Deliberações 15h15 – Eleição dos Delegados 16h – Encerramento 16h30 – Coffee End