Portal do Município de Piracicaba

10º Enacopi será aberto amanhã, 25/05, no Teatro do Engenho

Por Comunicação Social / Publicado em 24/05/2016
Tempo de leitura: 11 minutos.

Até o dia 28/05, 31 corais de cidades do Estado de São Paulo se apresentarão; Sesc, parceiro do evento, também oferece atividades

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), realiza nos dias 25, 26, 27 e 28 de maio o 10º Enacopi (Encontro Nacional de Corais de Piracicaba), que reunirá 31 corais adultos, infanto-juvenis e da 3ª idade de diferentes cidades do Estado de São Paulo. A programação acontece no Teatro Municipal Erotídes de Campos (Teatro Engenho) e no Sesc Piracicaba. A entrada do público nas sessões noturnas e vespertinas se dá mediante a entrega de um litro de leite.

A abertura oficial do evento acontece às 19h30, amanhã, 25/05, no Teatro do Engenho, e terá intervenção teatral da Cia. Pimenta de Teatro, das atrizes Bêne Giangrossi e Livia Spada. Na sequência, se apresenta o anfitrião, o Coral Momento Musical. Em seguida sobem ao palco os cantores do Coral Coopep, Vozes, Coro das Quintas, Coral Novalis, Coral Evangélico e Coro de Câmera – convidado de honra. Todos eles são de Piracicaba.

A programação completa do evento pode ser conferida no site www.enacopi.com.br.

“Realizado há dez anos, o Enacopi é uma das ações da Prefeitura de Piracicaba e Semac para difundir o trabalho de corais, estimulando a união dos grupos, o intercâmbio cultural e a democratização do acesso à modalidade. É mais um evento de grande importância, que compõe o calendário anual de Piracicaba”, afirma a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

Para a curadora do Enacopi, Malu Canto, a arte de cantar em grupo traz alegria para quem a faz e emoção para quem escuta. “Desejo que sigamos em frente, levando todas as coisas boas que aprendemos nestas dez edições do Enacopi, deixando a marca do amor e da alegria do canto coral em todos nós”, declarou.

As oficinas de vivência coral gratuitas que são voltadas para todos os interessados nesse universo, aconteceram em dois sábados no Sesc Piracicaba, dia 07/05 e 21/05, dando largada à programação do evento. Outra atividade gratuita que será oferecida pelo Sesc, agora direcionada aos regentes e coralistas participantes do 10º Enacopi, é a oficina Expressão Cênica no Coro, com o maestro Enrico Nery, no dia 28, das 9h30 às 11h30, no auditório do espaço. Ainda no mesmo dia haverá uma apresentação especial do grupo vocal Dedo de Moça, às 11h30, na comedoria.

SHOW – Na quinta-feira, 26, o Teatro do Engenho receberá o show Gaia – Mater Mvndi, da Cia Vocal Enrico Nery, oriunda da cidade de Franca (SP), e que conta com mais de 20 anos de criação. O início está programado para às 19h30.

Trata-se de um espetáculo que agrega temas eruditos, internacionais e de músicas do movimento MPB – Música Popular Brasileira, com uma proposta de integração entre o ser humano e a natureza; a Terra e a vida. O cenário do show é composto por pinturas à mão, como representações de mosaicos da antiguidade e pontilhismos do período pós-impressionista. Já os acessórios cênicos foram confeccionados a partir de matéria reciclada; evidência de que se pode criar e recriar sempre contribuindo com o equilíbrio do planeta. As danças, cantos e encenações têm como objetivo ampliar a percepção e consciência nas mensagens transmitidas. “Gaia, durante o período preparatório, proporcionou aos integrantes da Companhia inúmeras oportunidades no campo do conhecimento por meio de oficinas e outras vivências no segmento das artes; e a experiência de vida, revelada em cada proposta do grupo, saiu de um patamar cotidiano para um 'mergulho' no universo artístico”, destacou Nery, que também dirige a companhia.

Esta será a única noite da programação do Enacopi em que não haverá apresentação de corais.

HISTÓRIA – O Enacopi foi criado em 2007, e em 2009 se transformou em Lei Municipal, sendo exemplo para muitas cidades. A proposta do projeto de número 6475/09 partiu do executivo, inserindo-o à lei 5194/02, das consolidações das leis da cultura no município. Entre os argumentos apresentados no projeto que inclui o Enacopi, consta esclarecer a importância deste grande evento para movimentar a cultura local, a formação de plateias e como meio de troca de experiências entre seus participantes. Além disso, prova ser um acontecimento que já se tornou esperado tanto pelos coralistas da cidade e dos corais visitantes quanto pela população, comprovando seu sucesso desde a primeira edição.

SERVIÇO – 10º Enacopi – Encontro Nacional de Corais de Piracicaba. De 25/05 a 28/05. No Teatro do Engenho. Horários: apresentações dias 25/05 – às 19h30; 26/05, às 14h e 19h30; 27/05, às 14h e 19h30, e 28/05, às 14h e às 19h30.

No Sesc Piracicaba: Oficina Expressão Cênica no Coro no dia 28/05, das 9h30 às 11h30, no auditório, e apresentação especial do grupo vocal Dedo de Moça, às 11h30, na comedoria do espaço.

Ingressos: Sessão às 14h, dias 26 e 28/05: serão entregues antecipadamente para cada coral participante de sua data específica, mediante a doação de 1 litro de leite.

Sessão às 14h, dia 27/05, e demais apresentações noturnas (19h30 – dias 25, 26, 27 e 28): retirar na bilheteria do Teatro do Engenho, com 1 hora de antecedência, mediante entrega de 1 litro de leite.

Informações pelos telefones (19) 3413-5212 e 3413-8526.

– PROGRAMAÇÃO DO 10º ENACOPI

25/05 – Quarta-feira – Sessão de abertura

Teatro do Engenho – 19h30

Participação especial: Cia Pimenta de Teatro (Benê Giangrossi e Livia Spada)

  1. Coral Momento Musical (Piracicaba/SP)

  2. Coral Coopep (Piracicaba/SP)

  3. Coral Vozes (Piracicaba/SP)

  4. Coro das Quintas (Piracicaba/SP)

  5. Coral Novalis (Piracicaba/SP)

  6. Coral Envangélico de Piracicaba (Piracicaba/SP)

  7. Coro de Camera de Piracicaba (Piracicaba/SP) – Convidado de honra

  8. Música final: Canção da Partida, de Dorival Caymmi, arranjo Cezar Elbert

26/05 – Quinta-feira

Teatro do Engenho – 14h

Participação especial: Cia Pimenta de Teatro (Benê Giangrossi e Livia Spada)

  1. Mergulho Musical (Piracicaba/SP)

  2. Coro Infantil da Empem (Piracicaba/SP)

  3. Coral Infantil Vozes de Taubaté (Taubaté/SP)

  4. Música final: Canção da Partida, de Dorival Caymmi, arranjo Cezar Elbert

26/05 – Quinta-feira

Teatro do Engenho – 19h30

SHOW: Gaia – Mater Mvndi

Cia Vocal Enrico Nery (Franca/SP)

27/05 – Sexta-feira

Teatro do Engenho – 14h

Participação especial: Cia Pimenta de Teatro (Benê Giangrossi e Livia Spada)

  1. Coral Encanto (Diadema/SP)

  2. Coral Cante Outra Vez (Piracicaba/SP)

  3. Coral Apampesp (Mogi das Cruzes/SP)

  4. Madrigal Emcanto (São Paulo/SP)

  5. Música final: Canção da Partida, de Dorival Caymmi, arranjo Cezar Elbert

27/05 – Sexta-feira

Teatro do Engenho – 19h30

Participação especial: Cia Pimenta de Teatro (Benê Giangrossi e Livia Spada)

  1. Coro Vox Cenaculi (Piracicaba/SP)

  2. Coral Aquarela (Nova Odessa/SP)

  3. Coro Azular (Piracicaba/SP)

  4. Coral Vivace (Piracicaba/SP)

  5. Coral Astra (Jundiaí/SP)

  6. Coral Municipal de Valinhos (Valinhos/SP)

  7. Música final: Canção da Partida, de Dorival Caymmi, arranjo Cezar Elbert

28/05 – Sábado

Sesc Piracicaba – Auditório – das 9h30 às 11h30

OFICINA: Expressão Cênica no Coro, com o maestro Enrico Nery

28/05 – Sábado

Sesc Piracicaba – Comedoria – 11h30

APRESENTAÇÃO ESPECIAL: grupo vocal Dedo de Moça (Piracicaba/SP)

28/05 – Sábado

Teatro do Engenho – 14h

Participação especial: Cia Pimenta de Teatro (Benê Giangrossi e Livia Spada)

  1. Coral Infantil Azul e Branco (Jundiaí/SP)

  2. Coral Sesi 165 (Piracicaba/SP)

  3. Coro Projeto Guri Polo Piracicaba Tarde (Piracicaba/SP)

  4. Música final: Canção da Partida, de Dorival Caymmi, arranjo Cezar Elbert

28/05 – Sábado – Solenidade de encerramento

Teatro do Engenho – 19h30

Participação especial: Cia Pimenta de Teatro (Benê Giangrossi e Livia Spada)

  1. Coral Apcef de Jundiaí (Jundiaí/SP)

  2. Coral Municipal de Conchas (Conchas/SP)

  3. Grupo Vocal Ecoart (São Paulo/SP)

  4. Coral Eugeni Dodonov (São Carlos/SP)

  5. Coral Miriam Otachi (São Paulo/SP)

  6. Coral Nupep em Som Maior (Sorocaba/SP)

  7. Música final: Canção da Partida, de Dorival Caymmi, arranjo Cezar Elbert


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.