Piracicaba celebrou os 202 anos da Independência do Brasil com a realização do Desfile Cívico de 7 de Setembro no Estádio Barão da Serra Negra, no último sábado, 07/09. Cerca de 10 mil pessoas participaram do evento este ano, de acordo com estimativa dos organizadores do evento.
A edição trouxe como tema Piracicaba: História Viva à Beira do Rio, destacando a importância da preservação do manancial. O desfile contou com a participação de 89 escolas da Rede Municipal de Educação, duas escolas estaduais, entidades, atletas da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), participantes dos projetos da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), além do Exército, da Guarda Civil e do Corpo de Bombeiros, entre outros, somando mais de 5.000 participantes.
Um dos destaques do desfile foi a Miss Mirim Piracicaba, Alícia Maciel Previatti, que adentrou o estádio com o mascote do Mundo Animal, Lionel O Leão, em um veículo personalizado que chamou a atenção do público e das crianças que participaram do desfile.
O prefeito Luciano Almeida esteve presente no estádio, acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), Andrea Almeida, secretários, vereadores e demais autoridades que prestigiaram o evento.
O público presente aprovou o Desfile Cívico deste ano. Para Sueli Aparecida Classere de Oliveira, 66 anos, professora aposentada, o evento foi emocionante. “Ver tantas crianças e jovens engajados na nossa história e na preservação do rio Piracicaba foi especial. O tema é importante e nos faz refletir sobre o futuro.”
Luciana Damaceno Souza foi acompanhada pela família e elogiou a organização e o espírito cívico: “Foi um dia de muito orgulho. Poder trazer meus filhos para ver de perto essa celebração me enche de alegria. O desfile foi bem organizado, e o tema é muito relevante para a nossa cidade.”
Já Sara Oliveira, 34 anos, faxineira, destacou a estrutura do evento: “O Estádio Barão da Serra Negra foi uma ótima escolha. Acomodou bem todo mundo e as pessoas puderam assistir ao desfile sentadas nas arquibancadas.”
O Estádio Barão da Serra Negra foi escolhido pensando no conforto do público presente, visto que possui a estrutura necessária para receber as comemorações da Independência do Brasil sem interferir nas atividades do comércio na área central, que funcionou normalmente durante o feriado.