Piracicaba celebrou os 202 anos da Independência do Brasil com a realização do Desfile Cívico de 7 de Setembro no Estádio Barão da Serra Negra, no último sábado, 07/09. Cerca de 10 mil pessoas participaram do evento este ano, de acordo com estimativa dos organizadores do evento.

A preservação do rio Piracicaba foi o tema trabalhado nas escolas municipais

 A edição trouxe como tema Piracicaba: História Viva à Beira do Rio, destacando a importância da preservação do manancial. O desfile contou com a participação de 89 escolas da Rede Municipal de Educação, duas escolas estaduais, entidades, atletas da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), participantes dos projetos da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), além do Exército, da Guarda Civil e do Corpo de Bombeiros, entre outros, somando mais de 5.000 participantes.

As crianças dos projetos da Smads durante o Desfile Cívico

 Um dos destaques do desfile foi a Miss Mirim Piracicaba, Alícia Maciel Previatti, que adentrou o estádio com o mascote do Mundo Animal, Lionel O Leão, em um veículo personalizado que chamou a atenção do público e das crianças que participaram do desfile.

A Miss Mirim Piracicaba, Alícia Maciel Previatti, junto com o mascote Lionel O Leão, em um veículo personalizado

 O prefeito Luciano Almeida esteve presente no estádio, acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), Andrea Almeida, secretários, vereadores e demais autoridades que prestigiaram o evento.

 O público presente aprovou o Desfile Cívico deste ano. Para Sueli Aparecida Classere de Oliveira, 66 anos, professora aposentada, o evento foi emocionante. “Ver tantas crianças e jovens engajados na nossa história e na preservação do rio Piracicaba foi especial. O tema é importante e nos faz refletir sobre o futuro.”

Sueli Aparecida Classere de Oliveira estava acompanhada com familiares e disse que o evento foi emocionante

 Luciana Damaceno Souza foi acompanhada pela família e elogiou a organização e o espírito cívico: “Foi um dia de muito orgulho. Poder trazer meus filhos para ver de perto essa celebração me enche de alegria. O desfile foi bem organizado, e o tema é muito relevante para a nossa cidade.”

Luciana Damaceno Souza foi acompanhada pela família e elogiou a organização do evento

 Já Sara Oliveira, 34 anos, faxineira, destacou a estrutura do evento: “O Estádio Barão da Serra Negra foi uma ótima escolha. Acomodou bem todo mundo e as pessoas puderam assistir ao desfile sentadas nas arquibancadas.”

Sara Oliveira elogiou a escolha do Estádio para receber o desfile
Cerca de 90 escolas municipais participaram do desfile cívico

 O Estádio Barão da Serra Negra foi escolhido pensando no conforto do público presente, visto que possui a estrutura necessária para receber as comemorações da Independência do Brasil sem interferir nas atividades do comércio na área central, que funcionou normalmente durante o feriado.

A banda União Operária foi responsável pela execução do Hino Nacional
As crianças que participam dos projetos da Selam participaram do desfile
As mães das alunas da ginástica da Selam se uniram para assistir o Desfile Cívico no sábado