1/3 da estrutura da alça de acesso do viaduto da Rosário está concluído
As obras da alça de acesso entre o viaduto da Rosário com a avenida Armando de Salles Oliveira avançam. A estrutura, que vai aliviar o trânsito intenso no cruzamento entre as avenidas Armando de Salles Oliveira e Torquato da Silva Leitão e rua Tiradentes, teve a fundação finalizada e um de seus três lances concluído. Com investimento de R$ 2,9 milhões, ela faz parte do projeto do corredor de ônibus Vila Rezende, sairá do viaduto da Rosário, existente, e seguirá em direção ao Centro.
A fundação com tubulões, no canteiro central da Armando de Salles, foi concluída, seguida da execução da armação, fôrma e concretagem dos pilares. Segundo informações do setor de Engenharia da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), o viaduto será dividido em três lances.

Estrutura será dividida em três lances; previsão de conclusão é janeiro de 2019
No primeiro lance foi iniciado o cimbramento (escoramento para execução da fôrma da laje). No segundo, o cimbramento já foi executado, assim como a fôrma da laje e a armação. Nesta fase, falta apenas a concretagem e a execução da barreiras new jersey sobre o viaduto. O terceiro lance já está concluído. Nele, foram executadas as paredes estruturais, feito o aterro, a fôrma da laje, armação e concretagem. Também foram concluídas as barreiras new jersey. Na sequência, será feita a pavimentação sobre a laje e depois os ajustes geométricos na entrada e saída do viaduto. A previsão de conclusão é janeiro de 2019.
FLUIDEZ NO TRÂNSITO – Com a conclusão dessa obra, haverá a eliminação de uma fase semafórica, que permite a conversão à esquerda para quem desce a avenida Torquato da Silva Leitão e segue em direção ao Centro. Assim, os motoristas seguirão pela rua Dona Eugênia, descerão a travessa Dona Eugênia, entrarão à esquerda, na rua Samuel Neves, à direita na rua do Rosário e à esquerda na nova alça de acesso.
De acordo com o prefeito Barjas Negri, a alça é uma importante obra de mobilidade viária para Piracicaba e vai melhorar o fluxo de veículos não só naquele cruzamento, mas seus efeitos vão refletir no trânsito de ruas e avenidas da região, bastante afetado, principalmente nos horários de pico. “Essa melhoria vai trazer mais conforto aos motoristas que seguem sentido Centro/Vila, Vila/Centro e também para aqueles que seguem do Shopping para o Centro da cidade”, ressalta Barjas.

Trecho da estrutura da alça que já está concluído: melhoria vai desafogar o trânsito na região
O corredor de ônibus Vila Rezende, ao qual a obra da alça pertence, tem, no total, 8,45 km de extensão e compreende trecho da Armando de Salles nos dois sentidos até a Ponte do Mirante, avenida Juscelino Kubistchek, avenida Rui Barbosa, avenida Dona Francisca e trecho da avenida Barão de Serra Negra.
O secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, esclareceu que além da alça, as melhorias desse corredor contemplam adequações geométricas em seu traçado, sinalização vertical, horizontal e semafórica.
Até que seja concluída a alça, a avenida Armando de Salles Oliveira segue com uma faixa interditada de cada lado no trecho entre a avenida Torquato da Silva Leitão e rua Campos Salles (sentido bairro/Centro).
