Com o objetivo de otimizar esforços, mobilizar pessoas e fortalecer reflexões e práticas sobre as questões socioambientais locais e globais, mais de 20 instituições, incluindo a Prefeitura, se organizaram para realizar mais uma edição das Semanas Integradas de Meio Ambiente de Piracicaba (Simapira), que acontecem durante todo o mês de junho, também como forma de celebrar o Dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 05/06. (Confira a programação completa no link abaixo).

As atividades desenvolvidas abordarão temas diversificados, como mudanças climáticas, educação ambiental, objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), recursos hídricos, resíduos sólidos, arborização urbana, mobilidade sustentável e agroecologia e produção de alimentos, a partir de diferentes metodologias, como palestras, rodas de conversas, oficinas e cine-debates.

A Simapira busca valorizar ações e profissionais que atuam no município e contará com palestrantes e convidados para contribuir com reflexões e práticas diante de desafios socioambientais, na busca de um município mais sustentável.

A programação completa conta com 77 atividades, entretanto algumas serão fechadas, exclusivas para um público já definido. Porém, mais de 25 atividades serão abertas ao público, como palestras, oficinas, trilhas, expedições e o 3º Ciclo de Eventos sobre Mudanças Climáticas de Piracicaba – algumas ações necessitam inscrição prévia. Também haverá edições dos programas Educatrilha na Escola e Bacia Caipira, da Prefeitura; porém, as inscrições já estão encerradas.

“A Simapira representa uma ótima oportunidade para que as pessoas possam conhecer e participar de iniciativas socioambientais importantes que acontecem no nosso município, ao longo de todo o mês de junho. Tais iniciativas buscam abordar as temáticas socioambientais numa perspectiva de Educação Ambiental crítica, a fim de incentivar e viabilizar reflexões, diálogos, práticas e implementação de políticas públicas”, comenta Keyla Benoti, coordenadora do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA).

As instituições que integram a Simapira 2024 são: Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba (Simap) – Núcleo de Educação Ambiental, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Programa Saúde da Família; Fundação Florestal; Instituto de Pesquisas Ambientais; Grupos e Programas do campus Luiz de Queiroz (Esalq/USP); Escola Estadual Luciano Guidotti; GMEA; Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente; Comissão Municipal de Mudanças Climáticas; Conselho Municipal de Segurança Alimentar; Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (Fumep); Escola de Engenharia de Piracicaba (EEP); Simespi; Imaflora; Instituto CLQ; Casa do Hip Hop; Corredor Caipira; Pastoral da Ecologia Integral da Diocese de Piracicaba; e Mandato Coletivo a Cidade é Sua.

A programação completa pode ser acessada em: https://x.gd/eBYsD.

Simapira objetiva mobilizar pessoas e fortalecer reflexões e práticas sobre as questões socioambientais locais e globais

Início: segunda-feira 03 junho, 2024 às 09:00

Fim: sábado 29 junho, 2024 às 17:00