Portal do Município de Piracicaba

Patrimônio de Piracicaba por crianças – Resultados de um programa de Educação Patrimonial

Por Comunicação Social / Publicado em 24/07/2026

Acontece de 20 de julho a 18 de setembro, no Museu Histórico da Faculdade de Odontologia de Piracicaba – Unicamp, a exposição “Patrimônio de Piracicaba por crianças – Resultados de um programa de Educação Patrimonial”. Gratuita, a exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

A exposição é composta por trabalhos produzidos por alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino da cidade de Piracicaba, realizados ao longo do programa de Educação Patrimonial “Memória e Identidade em Piracicaba”, desenvolvido e aplicado pelo Setor de Patrimônio Histórico, ligado à Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos. Foram realizadas pesquisas sobre patrimônios culturais, espaços de memória, tradições, festas populares e elementos que ajudam a construir a identidade cultural de Piracicaba. Por meio de desenhos, textos e inventários culturais, os alunos investigaram a história e a relevância social do patrimônio material e imaterial da cidade.
Os trabalhos seguem o moldes de inventários, em que os alunos são responsáveis por identificar o histórico, a relevância social e cultural do patrimônio cultural de Piracicaba, tendo como tema central o patrimônio edificado e imaterial. O objetivo é apresentá-los em uma linguagem menos técnica e mais acessível, trazendo à luz aquilo que os alunos julgaram ser importante, além de incentivar a preservação e a pesquisa sobre o patrimônio no público infantil.

A exposição reúne trabalhos produzidos por alunos da rede municipal entre os anos de 2025 e 2026 (período no qual o programa trabalhou com aproximadamente 800 alunos da rede municipal). Foram selecionados trabalhos dos alunos das escolas Professor Irineu Umberto Packer; Maximiano Fermino Gil; Professor Valdemar Correr; Professor Taufic Dumit e João Oriani.

Sobre o Programa: O programa Memória e Identidade em Piracicaba é desenvolvido com alunos dos 5º anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Realizado pela Prefeitura, por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos e a Secretaria de Educação, oportuniza às crianças e também a toda comunidade escolar envolvida, experiência relacionada à Educação Patrimonial, a desenvolver e compreender a sua identidade com a cidade; a reconhecer a rica memória cultural piracicabana; a identificar seu patrimônio cultural material e imaterial; a produzir por meio de desenhos e textos, as suas impressões e formas de pertencimento na comunidade e na cidade; além das visitas aos museus e espaços culturais, que finalizam as atividades.

Conforme explica o sociólogo Guilherme Augusto Vasconcellos Isidoro, do Setor de Patrimônio Histórioa, responsável pelo programa, ele é a concretização de um longo trabalho de Educação Patrimonial ao transformar conceitos teóricos de preservação em vivências práticas para as novas gerações. “Ao alinhar a produção textual e artística dos alunos do ensino fundamental a visitas mediadas aos museus e espaços culturais do município, a iniciativa cumpre um papel pedagógico e social estratégico. Mais do que salvaguardar a rica memória material e imaterial piracicabana, essa
articulação entre as secretarias municipais consolida as bases para uma cidadania consciente, na qual o reconhecimento do passado atua como elemento transformador do sentimento de pertencimento e do compromisso coletivo com o futuro da identidade local.”

Marcelo Cachioni, arquiteto responsável pelo setor, a implementação do programa, é a concretização de um propósito cultivado ao longo de muitos anos. “Aproximar a comunidade de seu patrimônio cultural e transformar a memória em experiência viva. Educar para o patrimônio é educar para a cidadania. É cultivar o respeito pela diversidade cultural, fortalecer os laços entre comunidade e território e reconhecer que preservar não significa apenas conservar edificações ou tradições, mas transmitir às gerações futuras o direito de conhecer, interpretar e reinventar a própria história.”

Início: segunda-feira 20 julho, 2026 às 09:00

Fim: sexta-feira 18 setembro, 2026 às 16:00

Local: Museu Histórico da Faculdade de Odontologia de Piracicaba - Unicamp: Rua Dom Pedro II, nº 627

Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.