Nos dias 12, 18 e 19/06, o tema Trabalho Infantil será explorado por profissionais da rede socioassistencial na rádio Educativa 105,9 FM. A ação visa conscientizar sobre o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, instituído em 12 de junho pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002. As entrevistas acontecem sempre a partir das 8h40, e fazem parte da programação da Prefeitura, realizada por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), com ações de enfrentamento ao trabalho infantil. Os ouvintes podem participar via WhatsApp da rádio (19) 3433-4430.

Na quarta-feira, 12/06, os convidados Clayton dos Santos Silva, psicólogo e técnico de referência na Competi e Daniel Sanches, agente sanitário do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), falarão sobre o trabalho infantil e suas consequências, os aspectos do trabalho infantil na saúde física e mental, entraves culturais e sociais que dificultam a erradicação dessa violação de direitos.

No dia 18/06, é a vez do cientista social da Smads, Fernando Camargo. Na oportunidade, a abordagem trará o cenário do trabalho infantil em Piracicaba, desafios e perspectivas de combate e o avanço no enfrentamento da violação de direitos de crianças e adolescentes.

Já no dia 19/06, os entrevistados serão Lígia Angelocci, coordenadora do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) e Letícia Chrispi, advogada do Epsemc Norte. Os assuntos discorrerão sobre os impactos e desafios na proteção dos direitos de crianças e adolescentes; os desafios inerentes à identificação e caracterização do trabalho infantil doméstico e como esse problema afeta de maneira significativa, meninas entre cinco e 13 anos; barreiras que o trabalho infantil doméstico impõe à educação e os diversos riscos à saúde; a importância de políticas públicas e canais de denúncia como meios eficazes de proteção.

AÇÕES – Durante todo o mês de junho, a Prefeitura, por meio da Smads, realiza ações relacionadas ao trabalho infantil, com crianças, adolescentes, famílias e pessoas idosas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Programa Criança Feliz, Centros de Convivência Intergeracional (CCInter), visando sensibilizar e informar sobre a violação dos direitos de crianças e adolescentes. Além disso, nos dias 11 e 12/06, representantes da Competi promovem a formação de atuação intersetorial na violação de direitos de crianças e adolescentes para profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Início: quarta-feira 12 junho, 2024 às 08:40

Fim: quarta-feira 19 junho, 2024 às 08:40

Local: Educativa FM: https://educativafm.com.br/#player SP BR