Cineteca: Laerte-se
A Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto e o Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP) realizam neste sábado, 5/04, às 19h, mais uma sessão gratuita do projeto Cineteca. O documentário exibido será Laerte-se, primeiro longa documental original da Netflix no Brasil, que retrata a trajetória da cartunista Laerte Coutinho. A exibição será na Biblioteca Municipal e é aberta ao público.
Dirigido por Lygia Barbosa e Eliane Brum, Laerte-se é construído a partir de depoimentos e cenas do cotidiano da artista, trazendo reflexões sobre identidade, corpo, família e a experiência de se reconhecer e se apresentar como mulher trans. A produção também resgata o engajamento político de Laerte, que atuou na imprensa alternativa durante a ditadura e, até hoje, mantém um trabalho gráfico de crítica social e filosófica.
Para o coordenador do MISP, Rober Caprecci, o cinema é uma poderosa ferramenta de educação e transformação. “Esse filme traz questões importantes sobre gênero e identidade, mas de uma forma sensível, humana. Laerte nos convida a pensar não só sobre o masculino e o feminino, mas sobre o ser humano e suas relações. É fundamental colocar luz nessas questões que ainda são tratadas como tabu”, afirma.
A exibição do documentário marca o início de uma mostra de quatro documentários que serão apresentados em abril na Biblioteca Municipal. Os filmes fazem parte do acervo do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) e foram selecionados para fomentar debates sobre temas contemporâneos.
Além de Laerte-se, a mostra Cineteca em abril contará com mais três documentários que abordam temáticas como tecnologia e alimentação, sempre seguidos por rodas de conversa com o público.
SERVIÇO – Cineteca: Laerte-se. Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. Rua Saldanha Marinho, 333 – Centro, Piracicaba – SP. Sábado, 05/04, às 19h. Entrada gratuita. Informações pelo telefone (19) 3433-3674.
Início: sábado 05 abril, 2025 às 19:00
Fim: sábado 05 abril, 2025 às 21:00
Local: Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto: Rua Saldanha Marinho, 333 – Centro, Piracicaba – SP
