Cedan celebra 15 anos com espetáculo especial no Teatro do Engenho
Companhia Estável de Dança convida ex-bailarinos com carreiras de sucesso nacional e internacional para apresentação na quinta-feira, 31/08, às 20h, no Teatro do Engenho
A Cedan (Companhia Estável de Dança de Piracicaba), mantida pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), celebra 15 anos no dia 31/08, às 20h, com espetáculo especial e repleto de homenagens no Teatro Municipal Erotides de Campos, o Teatro do Engenho. O evento Cedan 15 Anos integra a programação de 256 anos da cidade e os ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria, uma hora antes do início da apresentação.
O programa do Cedan 15 Anos terá apresentações de alunos da companhia e de ex-bailarinos, hoje com carreira de sucesso nacional e também no exterior. A noite comemorativa no Teatro do Engenho ainda será marcada por homenagens a pessoas que contribuíram para o fortalecimento do grupo ao longo dos anos.
O espetáculo começa com Unforgettable Blues, com coreografia de Nielson Soares, com todo o elenco da Cedan em palco. “É um balé que tem como a sua maior inspiração as composições musicais criadas nos anos 1930, 1940 e 1950, onde surgiram icônicos compositores e intérpretes de blues e do famoso jazz americano”, explica Camilla.
Na sequência será apresentado Aferro, de Matheus Lourenço, com música de Jaques Brel e na voz de Nina Simone. Camila contextualiza: “Essa obra conta a história do momento que Brel conhece a atriz Zizou e se apaixonam loucamente. Foram cinco anos de um amor de veementemente entrega, intrigas, encontros e desencontros. Uma relação proibida e pouco racional, onde Brel compôs essa música para Zizou”.
A terceira coreografia da noite é Por Um Instante, de André Malosá, sobre uma colagem musical. É uma coreografia neoclássica, inspirada pela estética e simetria do tradicional balé clássico. “Transmite a leveza e amplitude dos movimentos, exaltando a cidade dos apaixonados e unindo os bailarinos por uma paixão em comum: a dança”, fala Camilla.
O espetáculo também traz um Pas Deux Do 2 do Lago dos Cisnes, com coreografia original de Ivanov e remontagem de Camilla Pupa. Encenada em quatro atos, a peça conta a história da princesa Odette, uma jovem aprisionada no corpo de um cisne pelo feiticeiro Von Rothbart.
Por último, a coreografia com colagem musical do Cedan 15 anos é Forrozeando, de Fernando Silva, também com todo o elenco em cena. “É uma coreografia neoclássica, inspirada pela estética e simetria do tradicional balé clássico. Transmite a leveza e amplitude dos movimentos, exaltando a cidade dos apaixonados e unindo os bailarinos por uma paixão em comum: a dança”, exalta Camilla.
A CIA – A Companhia Estável de Dança de Piracicaba é uma entidade vinculada à Semac, atualmente composta por 17 bailarinos permanentes, selecionados por meio de audição pública, sob direção artística da maître Camilla Pupa.
A Cedan trabalha com base nos estudos das técnicas clássica, neoclássica, moderna e contemporânea, desenvolvidas em seu trabalho diário, dando aos bailarinos a oportunidade de prestarem audições para ingressar em cias nacionais e internacionais, bem como metodologia da dança, preparação física voltada para o corpo do bailarino e história da dança.
Início: quinta-feira 31 agosto, 2023 às 20:00
Fim: quinta-feira 31 agosto, 2023 às 22:00
Local: Teatro do Engenho Central - Av. Doutor Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central, Piracicaba SP BR