Em homenagem ao Dia Nacional do Choro, comemorado em 23 de abril, data de nascimento de Pixinguinha, uma das figuras mais representativas da Música Popular Brasileira, o projeto Bem-Vindo ao Engenho apresenta no dia 7/04, a partir das 9h30, o show do grupo piracicabano Brasil Mestiço. A entrada é gratuita e a apresentação será próximo à entrada pela passarela Pênsil.

O Bem-Vindo ao Engenho é um projeto dominical realizado no Engenho Central pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra.

O Brasil Mestiço tem como objetivo valorizar algumas das principais vertentes formadoras da rica música brasileira como choro, samba instrumental e cantado, valsa, baião, maxixe, polca, entre outras.

O repertório deste show será baseado na obra de Pixinguinha e de outros cantores da música brasileira cuja trajetória musical dialoga com o gênero que ficou conhecido como samba-choro.

Além de Pixinguinha, artista que contribuiu diretamente para a consolidação do estilo, outro destaque é a compositora e regente carioca Chiquinha Gonzaga, que costumava dar nomes indígenas a suas composições. Outro nome importante é Waldir Azevedo, mestre do cavaquinho, que deu ao instrumento um papel de destaque no choro.

O Brasil Mestiço é formado por experientes músicos de Piracicaba. O grupo é Kleber Negri (cavaquinho), Leandro Cintra (violão de 7 cordas), Juca Ferreira (pandeiro e voz) e Roger Fogaça (percuteria, que é a união de percussão com bateria).

A apresentação terá participação da seresteira Clau Botti, do cantor Vladimir Quintino e do saxofonista Igor Riberti.

O DIA – O Dia Nacional do Choro é uma homenagem ao dia 23 de abril de 1987, data em que se acredita que nasceu Pixinguinha. Inspirado na cultura europeia, o estilo musical genuinamente brasileiro, também traz a potência de ritmos africanos. Os primeiros conjuntos de choro surgiram por volta da década de 1870, nos subúrbios cariocas e na região da Pequena África, no centro da capital fluminense.

O Brasil Mestiço tem como objetivo valorizar algumas das principais vertentes formadoras da rica música brasileira
O Brasil Mestiço tem como objetivo valorizar algumas das principais vertentes formadoras da rica música brasileira

Início: domingo 07 abril, 2024 às 09:30

Fim: domingo 07 abril, 2024 às 12:00

Local: Engenho Central, próximo à entrada pela passarela Pênsil. SP BR