Portal do Município de Piracicaba

Audiência Pública da revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico

Por Comunicação Social / Publicado em 18/09/2025  / Atualizado em 14/10/2025

O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) Piracicaba realiza Audiência Pública para a Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) na quinta-feira, 16/10, às 8h30, no Centro de Formação Educacional Prof. Antônio Carlos de Mendes Thame, localizado na rua Moraes Barros, 233, Centro. A audiência será transmitida online, no Youtube da autarquia pelo link https://www.youtube.com/@semaepiracicaba3191 .

O PMSB, que estabelece o planejamento estratégico para os serviços de saneamento no município para os próximos 30 anos, foi elaborado com o apoio técnico da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), abrange os pilares fundamentais do saneamento básico: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. A revisão do plano atende às diretrizes da Política Nacional de Saneamento Básico e da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que exigem a realização de consultas e audiências públicas.

Segundo Ronald Pereira, presidente do Semae, o principal objetivo do PMSB é “assegurar a universalização do acesso aos serviços de saneamento, promover a saúde e bem-estar da população, proteger os recursos hídricos e garantir uma gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos, contribuindo para a saúde pública e o desenvolvimento sustentável das futuras gerações de Piracicaba”.

A Consulta Pública ainda está em andamento e se estenderá até 19/10. Os cidadãos podem acessar os documentos completos e enviar sugestões por meio dos links: abre.ai/cpsemaedocumentos e abre.ai/consultasemae.

SERVIÇO – Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Piracicaba. Consulta Pública – Até 19/10/25; acesso ao documento completo e formulário com sugestões pelos links: abre.ai/cpsemaedocumentos e abre.ai/consultasemae 

Audiência Pública – Quinta-feira, 16/10/25, às 8h30, no Centro de Formação Educacional Prof. Antônio Carlos de Mendes Thame, à rua Moraes Barros, 233, Centro. Transmissão online pelo link do Youtube: https://www.youtube.com/@semaepiracicaba3191 .

A imagem é um convite para uma audiência pública sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico. O evento ocorrerá no dia 16 de outubro, às 8h30, no Auditório do Centro de Formação Educacional "Prof. Antônio Carlos de Mendes Thame", localizado na Rua Moraes Barros, 233, Centro. O Plano Municipal de Saneamento Básico de Piracicaba abrange quatro pilares essenciais: Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário, Limpeza Urbana e Manejo de Resíduos Sólidos, e Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas. Ao fundo, observa-se uma edificação com características históricas, possivelmente um centro cultural ou educacional, com arcos e janelas. Um grande cano de água com uma válvula de controle em destaque na parte inferior direita da imagem reforça o tema do saneamento. As logomarcas da SEMAE e da Prefeitura de Piracicaba aparecem na parte inferior da imagem.
Card saneamento

Início: quinta-feira 16 outubro, 2025 às 08:30

Fim: sábado 18 outubro, 2025 às 11:00

Local: Centro de Formação Educacional Prof. Antônio Carlos de Mendes Thame: Rua Moraes Barros, 233, Centro

Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.