
Foi realizada pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, nos dias 15 e 16 de julho de 2025, uma capacitação com 45 profissionais que atuam na recepção/atendimento aos trabalhadores acidentados do trabalho dos três turnos do Hospital Unimed para preenchimento do Relatório de Atendimento ao Acidentado do Trabalho (RAAT). No período da tarde do dia 15/07 foram 29 participantes e no período da manhã do dia 16/07 foram 16 participantes.
Ministrada pela servidora Sandra Renata Canale Duracenko, com apoio dos Técnicos de Segurança do Trabalho Marcela Rodrigues e Daniel Sanches do CEREST Piracicaba, a capacitação abordou informações sobre acidentes de trabalho explicando os três tipos: típico, trajeto e doenças do trabalho, a notificação desses acidentes por meio do Relatório de Atendimento ao Acidentado do Trabalho – RAAT, estatísticas e ações desenvolvidas pelo CEREST após o recebimento dessa notificação on-line.



Também foi explicado o passo-a-passo para preencher um RAAT no sistema SISS com informações adicionais e dicas para facilitar o preenchimento do mesmo.
RAAT
O RAAT é uma notificação de acidente de trabalho obrigatória no município de Piracicaba, preenchido em todos os hospitais e UPAS do município de Piracicaba, tanto públicos como privados, decorrente do Decreto Municipal no. 9.951 de 08 de agosto de 2002 (esse ano completa 23 anos de existência). Também há ambulatórios médicos de empresa que notificam os acidentes de trabalho por meio do Raat.
Esse registro pode ser feito tanto para formais (carteira assinada – CLT) como informais (sem registro em carteira assinada), autônomos, estatutários, MEI, empregadores que estavam trabalhando ou indo ou voltando do trabalho, quando ocorreu o acidente. Também se o trabalho estiver a serviço da empresa em outro local.
Os RAATs são todos analisados pelo CEREST Piracicaba, que permite verificar um panorama dos acidentes de trabalho que estão ocorrendo no município e atuar de forma a reduzir os acidentes e evitar a ocorrência de novos acidentes de trabalho, por meio da intervenção nas empresas, projetos com empresas ou setores de atividade que geram maior números de acidentes de trabalho. Também atuação inter e intrasetoriais, nos acidentes de trânsito que podem ser acidentes típicos (motoristas de caminhão, motociclistas profissionais, entregadores, trabalhadores de plataforma digitais) assim como de trajeto (indo do trabalho para a casa, como da casa para o trabalho).
No período de 13/08/2024 a 13/07/2025, foram notificados pelos hospitais e UPAs do município nesses 11 meses um total de 7.304 acidentes de trabalho em Piracicaba. Destes 87% são atendidos pelos serviços de saúde públicos ou contratualizados e 13% pelos serviços de saúde privados.
Também no dia 16/07/2025, no período da tarde, foi realizada reunião da gestora do CEREST Clarice Ap. Bragantini e servidora Sandra R. C. Duracenko com a Gerente de Vigilância em Saúde Carina Baron e com as gerentes das Unidades de Pronto Atendimento Natalia Climas e Priscila Freitas para aprimorar a notificação do acidentes de trabalho por meio do RAAT nas unidades de pronto atendimento do município, definindo estratégias para capacitação das equipes e qualificação das informações do RAAT inseridos no sistema SISS.

O CEREST atua além da intervenção nas empresas, também no pós-acidente, com visita a trabalhadores que sofreram acidentes de trabalho graves e estão desprotegidos de assistência, como por exemplo autônomos, para orientações, inclusive de direitos previdenciários, DPVAT, até encaminhamento por exemplo para Lucy Montoro para prótese.
Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.