Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

Objeto:  Trabalha para prevenir e controlar doenças como raiva, dengue, Zika, chikungunya e doença de chagas. Também realiza o controle de animais domésticos (cães e, gatos). Controla ainda os chamados animais sinantrópicos: morcegos, pombos, ratos, mosquitos, abelhas e outros. Todo esse trabalho é feito por meio de ações educativas, embora o CCZ também possa atuar para o cumprimento da lei, fiscalizando e multando, quando necessário.

Conta ainda com o Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), que visa o combate oa mosquito transmissor da dengue em imóveis residenciais, comerciais, terrenos e prédios públicos. O PMCA realiza arrastões nos bairros para a retirada de criadouros de mosquitos e desenvolve ações de educação e mobilização social com o objetivo de combater o Aedes, mosquito selvagem transmissor da dengue, Zika e chikungunya.

Também está localizado no CCZ o Núcleo de Bem-Estar Animal e Canil/Gatil Municipal (vinculado à Simap), o qual realiza o recolhimento e observação de animais doentes abandonados e agressores sem proprietários; promove cirurgias de castrações de cães e gatos; atua em casos de acumuladores; possui um posto fixo de vacinação contra a raiva e realiza Feiras Itinerantes para Doação de Animais, entre outras atribuições.

Dias e horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 16h

Endereço: Rua dos Mandis, s/nº – Jupiá