Para a reabertura do Teatro Municipal “Dr Losso Netto”, em Piracicaba, a André Diniz Produções traz TÂNIA ALVES em TIETA DO AGRESTE – O MUSICAL, da obra de Jorge Amado, com participações especiais de Emanuelle Araújo e Maria do Carmo Soares.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, as apresentações acontecerão nos dias 7 de março às 21 horas e 8 de março às 19h.

Pela primeira vez na história, a consagrada saga de Tieta será contada como musical, com direção geral e adaptação de CHRISTINA TREVISAN e músicas e direção musical de PEDRO PAULO BOGOSSIAN. O espetáculo conta com elenco de 20 atores/atrizes/cantores e sete músicos.

Em 1977, nasceu “Tieta do Agreste” – obra na qual Jorge Amado demonstra o conhecimento quase inesgotável dos aspectos mais corriqueiros da vida popular do povo baiano. Seus costumes, ofícios, modos de ser e agir, religiosidade e das estratégias de sobrevivência.

Nas primeiras cenas do romance, assim como no musical, Sant’Anna do Agreste, pequena vila do interior da Bahia, vive dias de grande expectativa enquanto se prepara para receber Tieta, filha da terra que retorna depois de 26 anos de ausência. Aos 17 anos, Tieta viverá aventuras amorosas que escandalizaram a população. Denunciada pela irmã mais velha, Perpétua, Tieta foi expulsa de casa pelo pai Zé Esteves.

Desde a sua partida, o único contato de Tieta com a família era através de cartas que tinham como remetente uma caixa postal em São Paulo. Além da correspondência, controlada por Carmo, funcionária dos Correios, amiga e confidente de Tieta e a solteirona mais alegre e informada da cidade, Tieta também enviava ajuda financeira para o pai; as irmãs, Perpétua e Elisa e os sobrinhos. Tieta retorna ao Agreste, já rica e poderosa, omitindo um grande segredo, viúva de um industrial paulista e transforma-se na grande benfeitora da cidade.

Acompanhada por Leonora, que apresenta como sua enteada, Tieta é recebida com toda pompa pela família, habitantes e políticos da cidade perdida no mapa e no tempo.

Leonora e Ascânio (jovem e progressista secretário da Prefeitura, que tem como ambição fazer a luz elétrica chegar à cidade ainda iluminada por luz de gerador) envolvem-se em um casto romance, enquanto Tieta tem uma tórrida relação com Cardo, o sobrinho seminarista, filho da austera Perpétua, o que provoca no romance um apimentado conflito.

Jorge Amado conseguiu expressar em palavras a essência da Bahia. Nas ruas do centro de Salvador ou nas plantações de cacau de Ilhéus, narrou conflitos e injustiças sociais, maravilhas e peculiaridades do seu estado-natal e construiu personagens que esbanjavam sensualidade. Muitos conheceram a Bahia e o Brasil, através do olhar do escritor. Seus livros foram traduzidos em 55 países, em mais de 49 idiomas.

Ficha Técnica: Autor: Jorge Amado Direção Geral e Adaptação: Christina Trevisan Música e Direção Musical: Pedro Paulo Bogossian Coreografia: Rosely Fiorelli Letras: Christina Trevisan e Pedro Paulo Bogossian Cenografia: Marcelo Larrea Figurino Tieta: Rita Benitez Figurino Elenco: Chris Aizner e Olintho Malaquias Projeto de Luz: Wagner Freire Preparação–Criação Vocal e Sotaque: Alessandra Krauss Zalaf Visagismo: Anderson Bueno Projeto de Som: Raul Teixeira Programador Visual: Alexandre de Paula Elenco: Tânia Alves – Tieta Emanuelle Araújo – Elisa Maria do Carmo Soares – Perpétua Blota Filho – Barbosinha Vyvian Albouquerque – Bebé / Elisa Tânia Paes – Leonora Osvaldo Raimo – Velho Esteves Luiz Araújo – Ricardo Neusa Romano – Carmosina Fábio Barreto – Ascânio Cleto Baccic- Mirko Luiz Amorim – Comandante Dário Rogério Romera – Astério Priscilla Antonucci – Tonha / Bebé Marcus Lacerda – Osnar Dora Bueno – Cinira Alice Reis – Imaculada Flávia Strongolli – Beata Felipe Frazão – Peto Mozeli Neves – Araci Músicos: Pedro Paulo Bogossian, Silvio Venosa, Itamar Vidal, Beto Sodré, Rodrigo Mardegan, Micaela Marcondes, Gabriel Raposo. Produtoras: Giselle Said, Adriana Ventura. Produtoras Executivas: Amália Tarallo, Renata Silva. Direção de Produção: Valdir Archanjo, Ubirajara Saide. Realização: ASA PRODUÇÕES CULTURAIS O Teatro Municipal fica na Av. Independência, 277 Informações: (19) 3042-0105 / 3433-4952 www.magiadacultura.com.br