A Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento entregará oficialmente nesta sexta-feira (09), a partir das 14 horas, o Varejão Municipal do IAA. É o 22º varejão que compõe o sistema municipal de abastecimento e ocupará cerca de 100 metros quadrados. O novo equipamento localizado na Rua João Pedro Correia com a Rua Paraibuna, funcionará às sextas-feiras, das 14 às 20 horas, beneficiando em torno de 70 mil pessoas residentes nos bairros IAA, Santa Terezinha, João Paulo II, Andorinhas, Parque Industrial, Jardim Eldorado, Vila Bessy. Segundo Francisco Ernesto Guastali, Chefe do Departamento de Abastecimento da Sema, o varejão será composto por 12 permissionários, distribuídos em cerca de 40 barracas de verduras e legumes, frutas nacionais e importadas, frios, laticínios e pescados, cereais, pães e doces e área de alimentação (pastel). Guastalli explica que o equipamento funcionará em caráter experimental por 90 dias, para que os técnicos da Sema possam avaliar o desenvolvimento do espaço e se possível, realizar as adequações necessárias. Diz que a expectativa é que sejam comercializados de 6 a 7 mil quilos de alimentos na primeira semana, com meta de atingir 10 mil quilos futuramente. Segundo Guastalli, o maior benefício com o varejão é em relação aos preços e a qualidade dos produtos comercializados, que serão controlados por fiscais da secretaria. “Os preços praticados neste equipamento são os mesmos adotados nos demais varejões da cidade”. Os varejões foram criados em agosto de 1982, visando melhorar o abastecimento alimentar em Piracicaba, uma vez que o mercado municipal e as feiras livres já não supriam as necessidades do município e o fornecimento de produtos hortifrutigranjeiros não eram priorizados por estabelecimentos da iniciativa privada. Cabe ainda aos varejões facilitar o escoamento da produção de alimentos em Piracicaba, colocando-a nos mais de 16 pontos de vendas distribuídos no município o pequeno produtor rural em contato direto com o consumidor final que é a dona de casa. Os varejões contam hoje com 130 permissionários, os quais 45% são pequenos produtores que comercializam tudo que plantam. Os 55% que completam o Sistema, são atacadistas que atuam no Ceasa ou no comércio da cidade, vendendo produtos de outras regiões.