O Centro de Controle de Zoonooses (CCZ) promove neste sábado (11), a feira de animais que faz parte do Projeto Adote um Amigo voltado para ações educativas e preventivas aos animais abandonados da cidade. O projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde tem entre as suas principais atuações a realização de feiras de doação de animais adultos e filhotes recolhidos pelo Canil Municipal. A feira ocorre neste sábado (11), na Praça José Bonifácio, das 10 às 14horas. Segundo veterinário do CCZ, Paulo Roberto Lara D’Ávila, o objetivo é aproveitar o grande público e divulgar ainda mais a importância da Posse Responsável de animais. O veterinário explica ainda que o projeto busca realizar doações através do trabalho educativo para a posse responsável de cães e gatos. A idéia é promover a adoção do animal somente após a conscientização do futuro dono sobre o compromisso que todos devem ter ao adotar um animal de estimação. “O trabalho tem atraído a atenção da população, com aumento de doações de animais”, disse Os animais expostos são doados totalmente vermifugados, vacinados e identificados com uma coleira com medalhinha numerada, castrado ou com agendamento prévio para castração gratuita no Canil. Após as feiras, os animais adotados são fiscalizados pela equipe de educação do CCZ para avaliar a eficácia do projeto e o bem-estar do animal. Vacinação contra raiva Junto com a feirinha, realizada no sábado (11), a CCZ encerra oficialmente a campanha de vacinação contra raiva em Piracicaba. De acordo com o veterinário da CCZ, Paulo Roberto Lara D’Ávila, em Piracicaba foram vacinados 40.620 cães e 4.937 gatos em toda cidade. Segundo Lara, à população que ainda não vacinou o seu animal (cão e gato) deve levá-lo até a praça, neste sábado, para receber a dose da vacina contra a raiva. Para garantir segurança tanto ao proprietário quanto ao técnico da vacinação, a orientação é para que o animal seja conduzido ao local de receber a dose, preferencialmente por um adulto e que no caso de cão esteja com focinheira (para animais de grande porte), coleira ou guia e gato em saco. A doença A raiva é uma doença infecciosa aguda que uma vez instalada é sempre fatal. É causada por um vírus que se alastra pelo sistema nervoso de animais domésticos ou selvagens, cães, gatos, macacos, morcegos. etc , incluindo o homem. A transmissão da raiva se dá pela saliva do animal contaminado pelo vírus da raiva, através de lesão da pele do novo hospedeiro. Este vírus pode inoculado por arranhadura, mordida ou lambida do animal doente. Característica da própria doença é o aumento da agressividade do doente, facilitando o ataque do doente a um novo animal ou ao homem. A prevenção mais importante é a vacinação sempre atualizada dos animais de convívio próximo.