A Prefeitura de Piracicaba protocolou na última quinta-feira (30) o projeto de lei do Orçamento 2009. Nas administrações direta (Prefeitura) e indireta (Semae, Ipasp, Ipplap e Emdhap e Fundação Municipal de Ensino), a previsão de arrecadação é de R$ 668,3 milhões. O prefeito Barjas Negri manteve como prioridade as áreas sociais da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Ação Cultural e Esportes. A Secretaria Municipal de Saúde terá o maior orçamento da sua história: R$ 144.635.000,00, ou 27,7% do Orçamento 2009. Estes recursos serão investidos na suas despesas de custeio, na melhoria da qualidade do atendimento e na ampliação de serviços. Para 2009, por exemplo, estão previstas as contratações de mais profissionais, instalações de 05 novas equipes e construção de 03 novas sedes do Programa de Saúde da Família, construção de sede própria da Central de Ortopedia e Traumatologia etc. O segundo maior orçamento é o da Secretaria Municipal de Educação: R$ 124.596.300,00. Barjas Negri antecipou alguns investimentos nesta área, como a implantação de cinco novas creches em 2009, que gerarão 1000 novas vagas para crianças de 0 a 5 anos. Segundo o prefeito, a Rede Municipal de Educação continuará com atenção especial do governo, que vem aumentando progressivamente a sua dotação orçamentária para atender à demanda e ofertar mais serviços. A Secretaria de Educação prevê a contratação de mais profissionais, ampliação de escolas do Ensino Fundamental, construção de 5 novas creches para atender mil novas crianças e implantação de 3 novos centros de Inclusão Digital. ENTENDA O ORÇAMENTO 2009 O Orçamento para o exercício financeiro de 2009 é de R$ 668.388.761,00, crescimento de 20,2% em relação ao ano de 2008 (R$ 555.884,00), compostos da seguinte forma: O Orçamento Global totaliza R$ 668.388.761,00, assim distribuídos:

ÓRGÃO VALOR EM REAIS
1. Administração Direta 538.848.536,00
Prefeitura do Município de Piracicaba 538.848.536,00
2. Administração Indireta 129.540.225,00
Fundação Municipal de Ensino 19.788.000,00
Serviço Municipal de Água e Esgoto 77.935.000,00
Empresa Mun. Desenv. Habitacional Piracicaba 7.090.000,00
IPASP 24.717.225,00
Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba 10.000,00
Total do Município 668.388.761,00

DETALHAMENTO DAS RECEITAS DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA A receita total da Administração direta para 2009 é de R$ 538.848.536,00, com um crescimento nominal de 21,1% (vinte e um vírgula um por cento) em relação à receita total prevista para 2008. As cinco principais receitas tributárias e de transferências (ICMS, ISSQN, IPVA, IPTU e FPM) representam o montante de R$ 385.000.000,00 (trezentos e oitenta e cinco milhões de reais), que correspondente a 71,4% (setenta e um vírgula quatro por cento) de toda receita, as quais vêm apresentadas da seguinte forma:

Previsão de Arrecadação Anual – LOA 2009 – Principais Receitas
Receita ICMS ISSQN IPVA IPTU FPM TOTAL
Valor/ano 187.000.000 70.000.000 46.000.000 42.000.000 40.000.000 385.000.000

O Fundo Municipal de Saúde que recebe recursos vinculados do Ministério da Saúde tem sua receita estimada em R$ 57.980.000,00, representando 10,7% (dez vírgula sete por cento) do total e, o Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico – FUNDEB tem sua receita estimada em R$ 50,0 milhões, representando 9,3% (nove vírgula três por cento) do total previsto. Todas as demais receitas no valor de R$ 45.868.536,00 representam 8,5% do total previsto. AS DESPESAS As despesas totais do Município, distribuídas entre Despesas Correntes e Despesas de Capital, somam R$ 668.388.761,00 e contém gastos, tais como: Pessoal e Encargos Sociais, Serviço da Dívida, Outras Despesas Correntes e Investimentos em obras e equipamentos, alocados entre os diversos programas do governo municipal.

  1. ADMINISTRAÇÃO DIRETA
Órgão / Secretaria Valor em Reais em %
1 Secretaria Municipal de Saúde 144.635.000,00 27,7
2 Secretaria Municipal de Educação 124.596.300,00 23,9
3 Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente 39.968.700,00 7,7
4 Secretaria Municipal de Finanças 35.841.478,00 6,9
5 Secretaria Municipal de Obras 33.228.300,00 6,4
6 Procuradoria Geral 17.253.800,00 3,3
7 Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social 17.213.398,00 3,3
8 Câmara de Vereadores de Piracicaba 16.794.000,00 3,2
9 Guarda Civil 16.722.200,00 3,2
10 Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes 15.322.600,00 2,9
11 Secretaria Municipal de Administração 14.093.300,00 2,7
12 Secretaria Mun. de Esportes, Lazer e Ativ.Motoras 9.292.000,00 1,8
13 Secretaria Municipal de Transportes Internos 9.234.000,00 1,8
14 Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento 6.981.000,00 1,3
15 Secretaria Municipal de Ação Cultural 6.900.200,00 1,3
16 Secretaria Municipal de Governo 4.485.200,00 0,9
17 Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico 3.304.900,00 0,6
18 Secretaria Municipal do Trabalho e Renda 2.793.000,00 0,5
19 Secretaria Municipal de Turismo 2.035.000,00 0,4
Total Geral Despesa Administração Direta 520.694.376,00 100,0
  1. ADMINISTRAÇÃO INDIRETA
ÓRGÃO VALOR EM REAIS %
Fundação Municipal de Ensino R$ 19.788.000,00 13,5
Serviço Municipal de Água e Esgoto R$ 76.468.315,00 51,8
EMDHAP R$ 12.090.000,00 8,2
IPASP R$ 38.206.070,00 25,7
IPPLAP R$ 1.142.000,00 0,8
TOTAL DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA R$ 147.694.385,00 100,0
TOTAL GERAL DA DESPESA DO MUNICÍPIO R$ 668.388.761,00

Área social tem prioridade 1 – A Saúde terá o maior orçamento em 2009 que será de R$ 144,6 milhões, representando 27,7% das despesas do orçamento da Prefeitura, mostrando a preocupação da atual administração na priorização de investimentos em infra-estrutura, recursos humanos, medicamentos e insumos necessários para o desenvolvimento de projetos e atividades voltados à saúde pública. Dentre as prioridades definidas para 2009: . contratação de mais médicos e profissionais de saúde; . construção de 2 novas UBS’s . construção de 3 novas sedes do PSF . implantação de 5 novas equipes de Saúde da Família . construção de sede própria do COT (Central de Ortopedia), transformando o atual prédio no Hospital Dia para realização de 5.000 cirurgias/ano . conclusão das novas instalações do Samu e Centro de Zoonoses 2 – O orçamento da Secretaria Municipal de Educação também teve crescimento significativo, em 2008 era de R$ 98,0 milhões e passa para R$ 124,5 milhões em 2009, um crescimento de 27,1%. Dentre as prioridades definidas estão: . implantação e construção de 5 novas creches municipais, ampliando 1000 vagas no ensino infantil; . ampliação de 2 escolas de Ensino Fundamental . construção de 3 novos Centros de Inclusão Digital . conclusão do Prédio da Fatec 3 – As demais secretarias sociais, de Esporte, Lazer e Atividades Motoras – SELAM, da Ação Cultura – SEMAC e do Desenvolvimento Social – SEMDES tiveram expressivos crescimentos em seus orçamentos entre os anos de 2005 a 2008 e continuam a crescer em 2009, demonstrando grande preocupação da Administração com gastos da área social. A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda terá ampliação de suas atividades e orçamento próprio de R$ 2.793.000,00 (dois milhões e setecentos e noventa e três mil reais). No conjunto, os orçamentos dessas secretarias cresceram 123,1% (cento e vinte e três vírgula um por cento) em relação aos últimos cinco anos: Orçamento Inicial Proposto – inclusive Fundos Próprios Secretarias Selecionadas – 2005 a 2009 (R$)

SECRETARIA 2005 2006 2007 2008 2009
SELAM 3.616.850 6.990.000 8.138.943 8.388.200 9.292.000
SEMAC 2.693.201 3.784.000 4.811.000 5.975.000 6.900.200
SEMDES 9.913.598 12.653.266 13.895.030 15.572.500 17.213.398
SEMTRE 1.260.000 2.793.000
TOTAL 16.223.649 23.427.266 26.844.973 31.195.700 36.198.598

4 – Projetos Prioritários diversos: 1. Cultura: . conclusão da nova Biblioteca Municipal . construção da Casa da Cultura . pagamento da 2ª parcela do Engenho Central 2. Esporte: . implantação de centro regional esportivo com piscina . conclusão da ciclovia na av. Cruzeiro do Sul 3. Sedema: . conclusão do Parque Regional de Santa Terezinha 4. Infra-estrutura: . 2ª etapa da duplicação da Av. Rio das Pedras . mais uma etapa da pavimentação da Av. Pompéia . conclusão da radial norte-sul (Centro Cívico/Bongue/Av. Cristóvão Colombo – Santa Teresinha) . recapear 25.000 metros lineares de ruas e avenidas (+/- 200 mil m2 de recape) . obras de infra-estrutura no novo distrito industrial 5. Orçamento Participativo: recursos de R$ 3,9 milhões em demandas diversas