“Incentivar a amamentação é muito importante. O leite materno sustenta e é o melhor alimento para o bom crescimento do bebê. Meu filho não fica doente e isso é resultado do aleitamento materno. Posso dizer que isso só está sendo prazeroso, pois tive muito o apoio das equipes do postinho do meu bairro”. A declaração é da mãe do Ravi, de oito meses, Ana Alice Oliveira Henrique, de 23 anos, que participou hoje, 01/08, da ação do Mamaço, que reuniu cerca de 300 pessoas e abriu as ações que celebram o Agosto Dourado e a 8ª Semana Municipal de Aleitamento Materno (SMAM) que traz como tema, em 2024, Amamentação: apoie em todas as situações, e fazem parte das comemorações de 257 anos de Piracicaba.
Realizado pela Secretaria de Saúde por meio do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, com apoio da Unimed Piracicaba, Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), Santa Casa Saúde e demais parceiros, o Mamaço aconteceu na Estação da Paulista contando com a animação da apresentação cultural do grupo Rádio Comida e da Capivara Mona.
Rafaele Cristina, de 23 anos, também levou sua filha Maya, de cinco meses, para participar do Mamaço. “A ligação entre mãe e filho ao amamentar é única. Tive muita dificuldade para amamentar e, ainda no hospital, me ofereceram as fórmulas para substituir o leite materno. Não aceitei, pois fui muito bem orientada no postinho sobre a importância de amamentar. A minha filha está recebendo somente meu leite. Fico feliz em participar de ações como essa e ver tantas mães amamentando”, afirmou.
Para Geovanna Silva de Paulo, de 22 anos, mãe de Antony Gabriel, de um ano e 28 dias, amamentar é tudo de bom. “É saudável, um ato mágico entre mãe e filho. Minha mãe me disse da importância, que foi reforçada durante meu pré-natal e, esse incentivo tem feito meu filho crescer saudável”.
Rogério Tuon, coordenador do Pacto para Redução da Mortalidade Materno Infantil, participante de todas as edições da SMAM, se diz muito feliz pela grande adesão das mães. “Como pediatra, é uma alegria imensa participar deste encontro e ver quantas mães participam e incentivam o aleitamento materno. A criança que tem como prioridade na sua alimentação com o leite da mãe até os dois anos, garante que este bebê cresça muito mais saudável ante aqueles que não tiveram a alimentação corrida. A mãe que tiver dificuldade pode e deve procurar nossas unidades, pois nossos profissionais estão capacitados para atender as mamães”, enfatizou.
A presidente do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável de Piracicaba, Ludmila Tavares Costa Ercolin, complementou a fala de Tuon. “Juntos podemos pensar em novas estratégias para promover e proteger a importância do aleitamento materno. O leite da mãe não é fraco, ele é ouro. Precisamos quebrar esse discurso, uma vez que amamentar é saúde”, concluiu.
PROGRAMAÇÃO – A 8ª edição da SMAM segue até dia 07/08 e tem como objetivo fortalecer a capacidade da rede de apoio para proteger, promover e apoiar a amamentação em todos os níveis da sociedade, para que os índices de aleitamento materno sejam melhorados no município. As atividades integram a programação de comemoração dos 257 anos de Piracicaba.
Amanhã, sexta-feira, 02/08, às 18h30, o Sesc Piracicaba recebe o happy hour voltado a profissionais que atuam com aleitamento materno com o tema Reduzindo a lacuna: apoio à amamentação para todos, além de roda conversa com membros do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável e apresentação cultural da cantora Isadora Canto.
No sábado, 03/08, também no Sesc, acontece a exposição dos trabalhos realizados nas escolas municipais sobre aleitamento com o tema Amamentar é Cultura: crianças e amamentação. O público-alvo são crianças e suas famílias e contará com apresentação cultural de Marli Pires, contadora de história e pedagoga da Secretaria Municipal de Educação, e da cantora Isadora Canto, seguido da premiação para os melhores trabalhos expostos.
No domingo, 04/08, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) de Piracicaba recebe a atividade esportiva Caminhada Dourada, a partir das 8h, em um percurso de 5km por dentro do campus. A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) apoia o evento oferecendo ações de alongamento ao público que estiver no local.
Considerado um dos pontos-chave da SMAM, o encontro de profissionais em formação será na segunda-feira, 05/08, das 19h às 21h, no anfiteatro da Escola Técnica (Etec) Cel. Fernando Febeliano da Costa e vai trazer com tema Manejo em lactação, voltado para estudantes de graduação e cursos técnicos da cidade. A palestrante será a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde Denise Helena Fornazari.
Na terça-feira, 06/08, é a vez do Simespi (Sindicato Patronal da Indústria) receber evento científico voltado aos profissionais da saúde de Piracicaba, das 8h às 17h. O evento terá palestras com personalidades importantes que debatem o tema Aleitamento Materno Brasil afora, como os representantes do grupo International Board Certified Lactation Consultant (IBCLC – Consultores em Lactação com certificação internacional) Marcus Renato de Carvalho, que é pediatra e editor do portal aleitamento.com, e Ludmila Tavares, que é odontóloga e presidente do Comitê de Aleitamento Materno de Piracicaba; Andrea Spinola, neonatologista e coordenadora da Rede Paulista de Leite Humano; Fernanda Lopes, psicóloga e psicanalista e uma das idealizadoras da 1ª Semana de Apoio a Amamentação Negra no Brasil; Elaine Zanatta, enfermeira e articuladora da Saúde da Mulher da DRS-X; e Roberta Ricardes, enfermeira e responsável da área técnica da Saúde da Criança, vinculada à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Para o encerramento da Semana deste ano, na quarta-feira, 07/08, às 9h, acontece evento exclusivo para profissionais da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), no anfiteatro da Pasta. A atividade vai abordar o tema Expandindo Redes: manejo ampliado da amamentação e será comandando pela palestrante Ludmila Tavares, odontóloga, membro do grupo IBCLC, presidente do Comitê de Aleitamento Materno de Piracicaba.
Também são parceiros destas ações as Secretarias de Educação (SME), de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), de Ação Cultural (Semac), Trânsito (Semuttran), de Transportes Internos (Semutri), além do Lions Club e Rotary Club de Piracicaba e Sesc Piracicaba.