Nos próximos sete dias, para celebrar o Agosto Dourado, a Prefeitura de Piracicaba realiza diversas atividades na 8ª edição da Semana Municipal de Aleitamento Materno (SMAM), de 1º a 7 de agosto, com o tema Amamentação: apoie em todas as situações. A realização é da Secretaria de Saúde por meio do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, com apoio da Unimed Piracicaba, Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), Santa Casa Saúde e demais parceiros. O objetivo das ações é fortalecer a capacidade da rede de apoio para proteger, promover e apoiar a amamentação em todos os níveis da sociedade, para que os índices de aleitamento materno sejam melhorados no município. As atividades integram a programação de comemoração dos 257 anos de Piracicaba.
A abertura da SMAM será amanhã, 01/08, com o já tradicional encontro do Mamaço, às 13h30, que deve reunir cerca de 250 pessoas – gestantes, lactantes, famílias, sociedade civil, autoridades – na Estação da Paulista. Além das atividades já previstas sobre o tema amamentação, na oportunidade também haverá apresentação cultural com o grupo Rádio Comida.
Na sexta-feira, 02/08, às 18h30, o Sesc Piracicaba recebe o happy hour voltado a profissionais que atuam com aleitamento materno com o tema Reduzindo a lacuna: apoio à amamentação para todos, além de roda conversa com membros do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável e apresentação cultural da cantora Isadora Canto.
No sábado, 03/08, também no Sesc, acontece a exposição dos trabalhos realizados nas escolas municipais sobre aleitamento com o tema Amamentar é Cultura: crianças e amamentação. O público-alvo são crianças e suas famílias e contará com apresentação cultural de Marli Pires, contadora de história e pedagoga da Secretaria Municipal de Educação, e da cantora Isadora Canto, seguido da premiação para os melhores trabalhos expostos.
No domingo, 04/08, a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) de Piracicaba recebe a atividade esportiva Caminhada Dourada, a partir das 8h, em um percurso de 5km por dentro do campus. A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) apoia o evento oferecendo ações de alongamento ao público que estiver no local.
Considerado um dos pontos-chave da SMAM, o encontro de profissionais em formação será na segunda-feira, 05/08, das 19h às 21h, no anfiteatro da Escola Técnica (Etec) Cel. Fernando Febeliano da Costa e vai trazer com tema Manejo em lactação, voltado para estudantes de graduação e cursos técnicos da cidade. A palestrante será a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde Denise Helena Fornazari.
Na terça-feira, 06/08, é a vez do Simespi (Sindicato Patronal da Indústria) receber evento científico voltado aos profissionais da saúde de Piracicaba, das 8h às 17h. O evento terá palestras com personalidades importantes que debatem o tema Aleitamento Materno Brasil afora, como os representantes do grupo International Board Certified Lactation Consultant (IBCLC – Consultores em Lactação com certificação internacional) Marcus Renato de Carvalho, que é pediatra e editor do portal aleitamento.com, e Ludmila Tavares, que é odontóloga e presidente do Comitê de Aleitamento Materno de Piracicaba; Andrea Spinola, neonatologista e coordenadora da Rede Paulista de Leite Humano; Fernanda Lopes, psicóloga e psicanalista e uma das idealizadoras da 1ª Semana de Apoio a Amamentação Negra no Brasil; Elaine Zanatta, enfermeira e articuladora da Saúde da Mulher da DRS-X; e Roberta Ricardes, enfermeira e responsável da área técnica da Saúde da Criança, vinculada à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
Para o encerramento da Semana deste ano, na quarta-feira, 07/08, às 9h, acontece evento exclusivo para profissionais da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), no anfiteatro da Pasta. A atividade vai abordar o tema Expandindo Redes: manejo ampliado da amamentação e será comandando pela palestrante Ludmila Tavares, odontóloga, membro do grupo IBCLC, presidente do Comitê de Aleitamento Materno de Piracicaba.
De acordo com a enfermeira do Programa Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, Denise Helena Fornazari, a SMAM deste ano apresenta uma programação completa e que contempla o tema proposto pela WABA que é Amamentação: apoie em todas as situações, “pois foi pensada nos diversos públicos relevantes para o apoio, promoção e proteção do aleitamento humano”.
Também são parceiros destas ações as Secretarias de Educação (SME), de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), de Ação Cultural (Semac), Trânsito (Semuttran), de Transportes Internos (Semutri), além do Lions Club e Rotary Club de Piracicaba e Sesc Piracicaba.