Um incêndio atingiu, na manhã de hoje, 04/07, o tronco de uma árvore da espécie falsa seringueira na praça da Boyes, centro da cidade. A árvore havia começado a ser suprimida na última segunda-feira, 1º/07, após passar por análise técnica da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e do Ministério Público. Não há vítimas.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e atendeu a ocorrência para controle das chamas. A Secretaria de Obras e Zeladoria (Semozel) também foi ao local com caminhão pipa para auxiliar na contenção do fogo e na limpeza do espaço.

A Prefeitura acionou o Pelotão Ambiental, que agora vai averiguar o caso e elaborar Boletim de Ocorrência, a fim de investigar as possíveis causas do incêndio.

Incêndio consumiu tronco da árvore, que começou a ser suprimida no início desta semana

CONDENADA – A falsa seringueira passou por análise técnica da Simap, do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e do Ministério Público, que constataram que a árvore está condenada, propensa a quedas de galhos, e precisava ser retirada, para garantir a segurança das pessoas que circulam pelo local.

A supressão é feita primeiro pela copa das árvores, com retirada dos galhos. Depois é feito o processo de destocamento, ou seja, a retirada total dos tocos, da base das árvores.

O laudo da Simap indicou que a árvore está em processo de senescência, ou seja, no fim de seu ciclo natural, com quedas constantes de galhos secos, cascas soltas e ataques de brocas (insetos que se instalam dentro dos troncos e galhos). Por isso, havia risco iminente.

A Prefeitura enviou caminhão pipa para auxílio na contenção do fogo

Diante disso, a Simap contatou o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e o Ministério Público, solicitando parecer técnico de ambos os órgãos. Da mesma forma que a pasta, tanto Comdema quanto MP, reforçaram a necessidade das remoções.