O prefeito Luciano Almeida, acompanhado pelos secretários de Educação, Bruno Roza, e de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), Ronaldo Cançado, visitou ontem, 03/07, a Escola Municipal Osvladir Júlio, no bairro Eldorado, para conferir as ações do projeto Recicla Pira.

Luciano Almeida estava acompanhado pelos secretários Bruno Roza e Ronaldo Cançado, as formadoras em Educação Ambiental da SME, Keyla Benoti e Kelly Coletti, e pela diretora Waldisonia Borges

Durante a visita, o prefeito conheceu as salas de aula e verificou a estrutura da escola, recentemente reformada. Almeida parabenizou a equipe pelo desenvolvimento das ações e assistiu a um vídeo explicativo sobre o projeto, que envolve as crianças levando sacos disponibilizados pela SME para casa, realizando a separação dos resíduos com a família e trazendo para a escola o que pode ser reciclado. “Hoje estamos vendo o resultado de um projeto piloto que está acontecendo em 10 escolas municipais, inicialmente. É muito gratificante ver a cultura das crianças e, consequentemente, das famílias mudando. Sabemos que o meio ambiente só tem um caminho, que é reciclar e reciclar, e as crianças são ótimas multiplicadoras.”

O secretário de Educação, Bruno Roza, elogiou o trabalho da equipe de formação da SME que promoveu formação com o tema do projeto aos professores e diretores, e o engajamento da escola. “Estou feliz em ver a escola comprometida com a questão ambiental. Esta é uma política pública emergente que movimenta a comunidade com um sentimento de pertencimento e zelo pelo que é público. Precisamos fomentar a ideia de ações ambientais coletivas, pois os recursos são finitos. Esse projeto também promove um senso de responsabilidade comunitária, essencial para a construção de uma cidade mais sustentável.”

O prefeito Luciano Almeida visitou a Escola Municipal Osvladir Júlio para conferir as ações do projeto Recicla Pira

A diretora da escola, Waldisonia Borges, agradeceu a oportunidade de fazer parte da iniciativa da SME. “O projeto é importante e mobiliza a equipe e as famílias para uma cidade mais sustentável. Estamos utilizando os materiais que elas trazem de casa em ações pedagógicas e isso tem despertado a consciência das pessoas sobre o meio ambiente.”

O secretário Ronaldo Cançado destacou o papel das crianças como agentes de mudança: “Ao educarmos as crianças sobre a importância da separação adequada dos resíduos, estamos construindo uma consciência ambiental desde cedo e capacitando-as a serem catalisadoras de mudança em seus próprios lares.”

RECICLA PIRA – O projeto-piloto Recicla Pira envolve a participação de 10 escolas municipais, focando suas ações nas turmas da educação infantil (Jardins I e II) e nos anos finais do Ensino Fundamental I (alunos do 5º ano). As práticas desenvolvidas pelas escolas serão registradas em portfólios, que serão analisados pela equipe da Secretaria Municipal de Educação. A escola que atender aos critérios de avaliação e obtiver a maior pontuação será premiada com uma visita pedagógica a um local a ser definido.