Edy Pereira, Giselle Milhomem, Tássia Espego, Cid Torquato, Beatriz Turetta, Luciano Almeida e Jeocasta de Almeida

Com o intuito de facilitar o atendimento e promover a acessibilidade nos serviços municipais às pessoas surdas ou com deficiência auditiva, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Governo (Semgov), lançou hoje, 1º/07, a Central de Libras, plataforma digital que poderá ser acessada em todos os prédios públicos via QRCode. O lançamento foi realizado no Centro Cívico.

A solução é gerenciada pela Icom e foi desenvolvida pela Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME). Vai intermediar a comunicação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) por meio de serviços de interpretação. Ela permite a comunicação entre pessoas surdas ou com deficiência auditiva e os agentes dos serviços públicos municipais da Prefeitura de Piracicaba, por meio da tradução e interpretação em tempo real por áudio, vídeo, texto (chat) e telefonia.

Com o apoio da Assupira (Associação de Surdos – Libras Piracicaba), o Executivo vai aplicar o uso da plataforma em todas as secretarias, alcançando todos os serviços públicos que são oferecidos pela Prefeitura de Piracicaba.

A plataforma digital poderá ser acessada em todos os prédios públicos via QRCode, em cartazes afixados

Participaram do lançamento o prefeito Luciano Almeida; a titular da Semgov, Tássia Espego; a presidente da Assupira, Giselle Lorena Milhomen; a primeira-secretária da Assupira, Beatriz Turetta; a tesoureira da Assupira, Jeocasta de Almeida; o CEO da Icom, Cid Torquato; e a rede de relacionamento da Icom, Edy Maria Pereira.

O prefeito destacou que a Central de Libras vai promover e fomentar a inclusão e a acessibilidade. “Todas as iniciativas que realizamos, buscamos pensar na inclusão e na acessibilidade. Piracicaba é uma cidade diferenciada porque todas as entidades trabalham unidas com instituições públicas, empresas e demais órgãos e isso faz uma grande diferença nessa questão de ampliar o alcance dos atendimentos. Por isso, é uma felicidade poder lançar a Central de Libras hoje, que vai oferecer mais autonomia às pessoas surdas, em qualquer situação em que elas precisem de atendimento. Esse resultado é mais um passo para que exista inclusão de verdade”, disse.

“É um momento importante para a Prefeitura, mas principalmente para a população. Para idealização dessa ação, estivemos em contato com a Assupira, ouvindo as principais demandas a respeito do atendimento público às pessoas surdas, à ampliação da inclusão. Estima-se que cerca de 17 mil pessoas surdas vivam em Piracicaba hoje e, diante dessa realidade, entendemos que, muitas vezes, essas pessoas são negligenciadas por falta de acessibilidade. É exatamente neste ponto em que decidimos instituir o uso da plataforma em todos os serviços públicos, com a praticidade de utilizar somente o celular. Dessa forma, essas pessoas conseguirão ser atendidas pelos servidores, que, intermediados pela Central de Libras, farão um atendimento digno”, enfatizou Tássia.

Lançamento da Central de Libras aconteceu hoje, 1º/07, no Centro Cívico

“Fazer a implantação dessa plataforma nos serviços públicos é uma conquista da comunidade surda e também da gestão municipal. Os servidores são peças absolutamente fundamentais para o atendimento e, agora, terão a comunidade surda mais próxima. É um dia a ser comemorado”, acrescentou Torquato.

AUTONOMIA – Para as representantes da Assupira, a Central de Libras vai garantir a autonomia das pessoas surdas. “No passado, as coisas eram muito difíceis, principalmente com relação à acessibilidade. Os surdos não conseguiam se comunicar nos espaços públicos, mas agora terão essa oportunidade. É uma conquista do movimento e da luta das pessoas surdas, porque é importante que todos os locais sejam acessíveis. Estamos muito felizes”, comentou Giselle, presidente da Assupira, que é surda e teve interpretação feita por Beatriz.

“Para a pessoa surda, é um avanço muito importante. Eles passarão a frequentar espaços que antes não frequentavam, então é um momento histórico. Nós somos muito gratos a tudo isso”, completou Beatriz.

Jeocasta também é surda e fez uma representação ao vivo de como a plataforma funciona, com auxílio da representante da Icom. Para ela, a aplicação da plataforma é sinônimo de independência. “Estou muito feliz por essa quebra de barreiras no atendimento às pessoas surdas. Sou muito grata porque hoje me deram um presente. Toda vez que precisava de atendimento, ia com a minha mãe, mas muitas vezes ela não conseguia me ajudar. Agora, por meio desse serviço, conseguirei fazer as coisas sozinhas. Estou emocionada pela independência que vai me trazer”, contou.

COMO FUNCIONA – A Central de Libras vai funcionar por meio do sistema QRCode, que estará em cartazes afixados, a partir de amanhã, 02/07, nos prédios públicos municipais. Com o uso de celular com internet, a pessoa surda que opta pela comunicação em Libras pode acessar o aplicativo apontando a câmera do aparelho para o QRCode. A plataforma será iniciada imediatamente e um intérprete online fará a intermediação entre usuário e servidor.

A plataforma funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados. Os usuários terão acesso aos serviços de interpretação em Libras por meio de um sistema que permite a transmissão em tempo real e a comunicação ocorrerá virtualmente, conectando o munícipe com deficiência auditiva, a Central de Libras e o servidor municipal (ouvinte).

TREINAMENTO – Em junho, a Prefeitura, em conjunto com a empresa Icom, ofereceu um treinamento aos servidores sobre a Central de Libras. Na ocasião, os servidores municipais aprenderam como a plataforma funciona, como realizar o atendimento por meio da Central de Libras e demais aspectos.

Prefeitura já fez um treinamento com parte dos servidores