Enfermeira Marlene da USF Gran Park ao lado do prefeito Luciano Almeida

A Prefeitura de Piracicaba, por meio das Secretarias de Saúde (SMS) e de Obras e Zeladoria (Semozel), entregou três novas Unidades de Saúde da Família (USF) que vão atender a uma população de mais de 13 mil pessoas nas regiões do Vem Viver, Monte Feliz e Gran Park. O investimento nas três unidades foi de R$ 1,89 milhão, com verbas do governo federal e estadual com contrapartidas do município. As solenidades de entrega das unidades aconteceram na manhã de hoje, 01/04, e contou com a presença do prefeito Luciano Almeida, do secretário da Semozel, Márcio Marino, e do ordenador de despesas da SMS, Marcelo Pinto de Carvalho e da população.

Luciano Almeida e Marcelo Carvalho conversam com moradora do bairro Gran Park

O prefeito Luciano Almeida reforçou a preocupação com a rede de atenção básica da cidade, responsável pelas principais ações de prevenção, e enalteceu o trabalho das equipes de saúde. “É um dia feliz por poder entregar estas unidades para dar melhor atendimento à população, bem como melhor estrutura de trabalho para os nossos servidores. É importante lembrar que estas equipes estão cadastrando a população e implementando as ações junto à comunidade desde setembro do ano passado e, agora, elas estão prontas para seu funcionamento adequado. Elas já chegam modernizadas, todas com atendimento digital e prontuário eletrônico por meio do cartão Pira Cidadão e pelo SISS Saúde. Assim como fizemos na Educação, já começamos as ações de reformas para todas as unidades de saúde, sendo 20 contempladas até o final do ano”, enfatizou.

USF Gran Park foi entregue oficialmente na manhã desta segunda-feira pelo prefeito Luciano Almeida

Marcelo Pinto de Carvalho, ordenador de despesas da SMS, destacou o empenho das equipes e reforçou a necessidade de dar melhor qualidade de atendimento à população e de trabalho aos servidores. “Só assim podemos ter servidores motivados e população feliz com o atendimento prestado. Em uma ação inovadora, vamos dar mais segurança em todas as unidades da cidade a começar pela USF Gran Park, que vai receber projeto-piloto de segurança por câmeras e monitoramento 24h pela Guarda Civil”, completou.

Adriana, enfermeira da USF Monte Feliz, mostra a nova unidade ao prefeito Luciano Almeida

A enfermeira Marlene Oliveira Pereira, responsável pela USF Gran Park – Dr. Jorge Luís Angeli elogiou a nova unidade. “Estamos trabalhando e implantando as ações desta nova unidade deste o ano passado e estou muito feliz com o esforço e compromisso de toda nossa equipe. O trabalho realizado aqui é feito por várias mãos, principalmente com apoio da Escola Municipal do bairro e também dos CRAS. Como usuária do SUS, eu só tenho a agradecer a abertura de mais uma unidade para toda a população”, afirmou.

USF Vem Viver foi entregue oficialmente nesta segunda-feira pelo prefeito Luciano Almeida

Michele Cláudio Viana, enfermeira responsável pela USF Vem Viver, também destacou a importância da nova unidade. “Vamos atender inicialmente a população dos cinco condomínios populares que existem nessa região e nossa equipe está completa e preparada para trazer o melhor serviço de saúde da família e comunidade a esta região”.

A USF Gran Park fica à Avenida Elias Gabriel da Silva, s/n°

Na USF Monte Feliz – Dr José Henrique Mello de Freitas, a enfermeira coordenadora da unidade, Adriana de Fátima Pires de Abreu, reforçou que “a equipe está preparada, é jovem e pronta para fazer o melhor junto a população”. “Além disso, me sinto muito honrada em estar nessa unidade que leva o nome do nosso amigo conhecido como dr. Zé Henrique”, apontou.

A USF Monte Feliz fica a Rua Honduras, 124, no Água Branca

Na oportunidade, representantes da família de José Henrique Mello de Freitas participaram da solenidade de abertura da nova unidade e o filho, Henrique Freitas, agradeceu a Prefeitura. “Nascido em São Paulo, meu pai morou a maior parte da vida aqui e se dizia muito mais caipira que paulistano. Tenho certeza que, onde ele estiver, ele está muito feliz com essa homenagem, assim como nós estamos”, disse o jovem.

Henrique Freitas e Gilda Freitas, filho e esposa do médico que dá nome a USF Monte Feliz, ao lado de Marcelo Carvalho, Adriana Abreu, a médica de saúde da família Jordana, e o prefeito Luciano

Além da população, participaram das inaugurações: Gustavo Laposta Aguiar, diretor do Núcleo de Apoio Administrativo da SMS; das coordenações da Atenção Básica (DAB) Claudia Souza Miranda Barros Fonseca (médica), Tatiana Bonini (Enfermagem), Fernanda Maria Rovai Bado (Saúde Bucal); das apoiadoras do DAB, Sarah Pereira da Penha e Adriana Trindade Ramos; do diretor do Departamento Regional de Saúde (DRS-X), Moisés Taglietta; da deputada estadual Maria Izabel Azevedo Noronha (Bebel), e dos vereadores Acássio Godoy, Paulo Camolesi, Josef Borges e Anilton Rissatto.

A USF Vem Viver fica à Rua Jacob Moschini, s/nº