O papel do orreio Militar nos três meses da Revolução Constitucionalista de 1932 será tema de palestra a ser realizada na quinta-feira, 4/07, às 19h30, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. A apresentação será de Edson Rontani Júnior, jornalista e presidente do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba). A entrada é gratuita.

Rontani lembra de um fato inédito durante a Revolução de 1932 no estado de São Paulo: eram três serviços de correio, o correio civil, o correio Militar MMDC e o correio federal. Segundo o palestrante, este último sofreu censura e boicote do governo federal, já que o levante popular era contra o presidente da República, Getúlio Vargas. “O papel do correio militar merece registro, pois era a forma pela qual os voluntários se comunicavam com suas cidades e seus familiares e tinha logística feita pelos soldados que estavam nos frontes de batalha, havendo franquia gratuita no envio das cartas”, diz Rontani.

Esta curiosidade e outros dados históricos estão relatados no livro Cartas a Piracicaba, que o palestrante deve lançar em julho. Ele conta que sentiu esta necessidade de registrar as cartas, pois são elas as fontes fiéis sobre a batalha de 1932, quando os piracicabanos foram à divisa norte do estado de São Paulo numa época em que engatinhavam o cinema sonoro, o rádio e outros meios de comunicação.

“Um peso muito forte neste tema foi a última carta de Natal Meira Barros, meu tio-avô, morto aos 17 anos da Revolução Constitucionalista, sendo guardada por décadas por meus familiares”, lembra.

Edson Rontani Júnior é jornalista, tem paixão desde sempre sobre a Revolução de 1932 por esta influência familiar. Atuou como presidente do Núcleo MMDC Voluntários de Piracicaba de 2013 a 2021 e atualmente é o responsável pelo departamento da Revolução de 1932 do IHGP com André Manoel da Silva.

SERVIÇO – Palestra Correio Militar na Revolução de 1932, com Edson Rontani Júnior. Quinta-feira, 4/07, às 19h30, no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes. Na rua Santo Antônio, 641. Classificação livre. Entrada gratuita. Informações: (19) 3422-3069.