Falsa seringueira no Parque do Mirante já se encontra no ciclo final de sua vida, que dura em torno de 30 a 50 anos

Após análise técnica, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) da Prefeitura constatou que duas árvores da espécie falsa seringueira (ficus elastica), uma no Parque do Mirante e outra na praça da Boyes, estão condenadas e precisam ser suprimidas. As árvores representam risco para pessoas que circulam pelos locais, uma vez que estão propensas a quedas de galhos. O serviço de retirada total terá início na segunda-feira, 1º/07, pela árvore localizada na praça da Boyes; para segurança, a rua Benedicto Lucio Maciel ficará interditada.

Ambas as supressões têm aval do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e do Ministério Público.

Árvores estão propensas a quedas de galhos, o que incide em risco para os visitantes dos espaços

O laudo da Simap indicou que as árvores estão em processo de senescência, ou seja, no fim de seu ciclo natural, com quedas constantes de galhos secos, cascas soltas e ataques de brocas (insetos que se instalam dentro dos troncos e galhos). Por isso, há a conclusão de risco iminente.

As falsas seringueiras foram atestadas como não mais capazes de se recuperar ou sustentar um crescimento saudável

Diante disso, a Simap contatou o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) e o Ministério Público, solicitando parecer técnico de ambos os órgãos. Da mesma forma que a pasta, tanto Comdema quanto MP, reforçaram a necessidade das remoções.

Análise técnica constatou que ambas as árvores estão em estado crítico

O Comdema, em seu parecer, afirmou que “os principais sinais incluem numerosos galhos secos e quebradiços, rachaduras evidentes no tronco, uma reduzida cobertura foliar e um vigor geral extremamente baixo. Estas condições indicam que as árvores estão na fase final de seu ciclo de vida, não mais capazes de se recuperar ou sustentar um crescimento saudável”. O documento ainda conclui que, considerando o risco de queda de galhos, “que pode representar uma ameaça à segurança pública, e a inviabilidade de recuperação destas árvores, o Comdema recomenda a aprovação da supressão proposta. Adicionalmente, sugere-se que a remoção seja completa, incluindo as raízes, permitindo que o espaço seja revitalizado com o plantio de novas árvores nativas da região”.

Falsa seringueira da praça da Boyes terá sua supressão iniciada na segunda-feira, 28/06

Corroborando com a decisão do Comdema, o CAEx (Centro de Apoio à Execução), do Ministério Público, apresenta em seu parecer técnico praticamente os mesmos indícios. O documento cita que a falsa seringueira localizada na praça da Boyes “se encontra sem folhas, com a casca solta, com evidências de ataque produzido por cupins e brocas, tanto nas raízes como nos troncos e ramos, que produziram danos graves”, enquanto a mesma espécie no Parque do Mirante apresenta “corpos de frutificação de fungos ao longo do tronco, ramos e raízes, indicando decomposição da matéria orgânica. Portanto, o indivíduo está sem vida e em decomposição”. Em ambos os casos, o MP recomenda a supressão e remoção completa.

Cascas soltas e ataques de brocas foram avaliados pela Simap e corroborados pelo Ministério Público

A falsa seringueira é considerada uma espécie exótica, já que é originária da Ásia, ou seja, não é nativa da região. Seu ciclo de vida dura entre 30 e 50, mas, pela análise da Simap, os dois indivíduos que serão suprimidos têm cerca de 60 anos. Após as supressões, a Simap fará a compensação ambiental com o plantio de árvores nativas de grande porte.

Um dos aspectos apontados por Comdema e MP são os galhos secos