Pedro Soledade, à esqueda, é figura conhecida na história negra de Piracicaba

O Batuque de Umbigada no Sítio São João, no bairro Pau D’Alinho, na zona rural de Piracicaba, chega à 109ª edição com um legado de resistência territorial e dedicação às tradições afro caipiras desde 1915. Chamado Festa de São Pedro, o evento acontece no sábado, 29/06, a partir das 21h, com entrada gratuita e apoio da Prefeitura por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

A festa contará com apresentação do grupo Comunidade e Samba Quilombola e também celebra o aniversário de 82 anos de Pedro Soledade, anfitrião e figura conhecida em Piracicaba como um dos símbolos de resistência para a comunidade negra e da cultura popular piracicabana.

Também participam do evento Odette Martins, a Mama África, mestra de dança e atleta de 90 anos, e Maria do Prado, a Mariínha, batuqueira de tambu, o tambor principal da Caiumba Batuque de Umbigada.

O Sitio São João é território importante que integra a rota negra, criada a partir das pesquisas do professor Noedir Monteiro, piracicabano com rico trabalho de pesquisa sobre territórios negros e a comunidade negra de Piracicaba e região.

SERVIÇO – Festa de São Pedro com Batuque de Umbigada. Sábado, 29/06, às 21h, no Sítio São João. Avenida dos Marins, 2105, bairro Pau D’Alhinho. Entrada gratuita.