Livro cartonero Haicais Tiroleses foi produzido por um coletivo da Editora Catapoesia e moradores do bairro Santa Olímpia_ na foto, igreja do bairro tirolês

O Circolo Trentino de Santa Olímpia recebe no domingo, 30/06, às 14h, o lançamento do livro cartonero – feito artesanalmente e de papelão – Haicais Tiroleses, produzido por um coletivo da Editora Catapoesia e moradores do bairro. A entrada é gratuita.

Também faz parte da programação a abertura do processo de criação do Grupo de Teatro Laiconi, formado por moradores da comunidade e dirigido por Tiago de Luca do Andaime Teatro. Ambas as atividades do domingo fazem parte do projeto Plantando Sonhos, que tem desenvolvido atividades teatrais e de literatura em bairros rurais da cidade. As comunidades do Tupi e de Anhumas já receberam essas atividades.

O projeto tem apoio da Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural de Piracicaba).

O livro cartonero Haicais Tiroleses, editado em forma de borboleta, que é o símbolo da comunidade tirolesa em Piracicaba, foi idealizado a partir da coleta de histórias orais de alguns moradores idosos do bairro Santa Olímpia. A ação foi coordenada por Sol Barreto. Participaram das entrevistas Maria Cecília Stenico Correr, Lourdes Degaspari Correr, Maria de Fátima Correr Degaspari e José Romano Forti (in memorian).

Para a produção, primeiro foram ouvidas histórias em entrevistas destas pessoas, que em seguida foram transcritas. No livro, as memórias estão contadas em haicai, poema de origem japonesa, com apenas três versos.

“A opção por esse tipo de texto deu-se porque pretendemos que o livro fosse também um caderno de anotações para que o leitor pudesse carregá-lo consigo para anotar, desenhar, poematizar ou escrever suas ideias aleatoriamente e, quem sabe, até se transformar num escritor. Sempre que editamos um livro pensamos em como a comunidade pode se inserir na edição de forma participativa”, conta Sol Barreto, que também coordenou a escrita dos haicais.

SERVIÇO – Lançamento do livro cartonero Haicais Tiroleses. Domingo, 30/06, às 14h, no Circolo Trentino de Santa Olímpia. Rua Santa Olímpia 75, bairro Santa Olímpia. Entrada gratuita.