Descerramento da placa da novga sede do Fundo Social de Solidariedade do Município.
Em cerimônia emocionante, Prefeitura inaugura nova sede do Fussp

A Prefeitura de Piracicaba, entregou hoje, 26/06, a nova sede do Fundo Social de Solidariedade (Fussp), que vai abrigar serviços da Central de Projetos e o Banco de Alimentos. O espaço, localizado na avenida Dr. Paulo de Moraes, 2073, no bairro Paulista, recebeu o nome da vereadora Ana Lucia Batista Pavão, que faleceu em agosto de 2023.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Luciano Almeida e da presidente do Fussp, Andrea Almeida. Também estavam presentes o vereador Thiago Ribeiro, autor da solicitação do projeto; Tássia Espego, titular da secretária de Governo (Semgov); o secretário municipal de Obras e Zeladoria (Semozel), Márcio Marino; e Alexandre Pavão, viúvo da vereadora Ana Pavão.

“O espaço está muito bem estruturado, e todos os programas serão melhor desenvolvidos, com atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. Aqui, as pessoas vão receber cestas básicas, retirar fraldas geriátricas e ser atendidas em nossos projetos. Está muito bacana e a gente espera que essa entrega se torne um legado em prol da causa social no município”, destacou o prefeito Luciano Almeida.

Para Andréa Almeida, presidente do Fussp, o novo local foi pensado para facilitar o acesso, com vias no entorno de grande circulação de transporte público. “Aqui, vamos englobar diversos serviços do Fussp, deixando de pagar aluguel mensal para termos uma sede própria. Isso gera economia aos cofres públicos”, destacou.

A presidnte do Fundo Social de Solidariedade, Andrea Almeida, fala no evento.
Andreá Almeida, presidente do Fussp, nova sede vai otimizar atendimento à população

A presidente do Fussp ressaltou também que as mudanças buscam otimizar os processos para a equipe desempenhar os serviços. “Dividimos os ambientes, com sala para estoque, espaço para atendimento e locais para que a equipe consiga desempenhar projetos específicos. A Central de Projetos, que recebe pessoas para entrevistas, terá uma sala própria. A ideia também é construir um espaço para trazer oficinas de alimentação, facilitando conversas e aulas sobre a importância de comer de forma saudável”, comentou.

Tassia Espego, titular da Secretaria de Governo (Semgov), disse que várias secretarias se envolveram no projeto. “Essa união do Executivo com o Legislativo foi imprescindível para adaptar o espaço e tornar os serviços do Fussp ainda mais acolhedores. Quero parabenizar a Andrea por essa entrega emocionante, em prol de uma causa tão nobre”, destacou.

IDEAL – O projeto da obra busca proporcionar mais praticidade, segurança e higiene para os serviços prestados pelo Banco de Alimentos, como iluminação moderna, ventilação e armazenamento adequados de alimentos, já que o local precisa atender aos critérios sanitários para a entrega das cestas, alimentos perecíveis e outros itens de necessidade básica, além de ampliar o atendimento.

O local recebeu reforma de piso, revestimentos, forros, divisórias, portas, janelas e pintura interna e externa. “Adaptamos este barracão com piso novo em concreto armado, impermeabilização, trocas em pontos de reboco, telhado e forro. Além disso, refizemos toda a parte elétrica e hidráulica de banheiros, cozinhas e salas. O espaço está adaptado dentro das normas da Legislação e segurança sanitária”, listou Márcio Marino, secretário municipal de Obras e Zeladoria (Semozel).

O investimento foi de R$ 523 mil, sendo R$ 223 mil do município e R$ 300 mil por meio de emenda parlamentar do deputado Alex de Madureira.

Para Alexandre Pavão, a homenagem foi uma surpresa. “Meus filhos e eu ficamos lisonjeados com a notícia. Em 23 anos de casado, nunca escutei a Ana dizer: ‘quero algo para mim’, era sempre: ‘preciso ajudar alguém hoje’. Então, esse espaço, que promove solidariedade e acolhimento ao próximo, tem tudo a ver com o legado dela”, falou.

Antes da mudança, o Banco de Alimentos e a Central de Projetos atendiam em um espaço localizado no bairro Jaraguá. “O novo espaço ficou bonito e bem arejado. O ambiente está muito bom para desempenharmos nossas atividades. Não vemos a hora de nos mudar e iniciar os atendimentos aqui na nova sede”, comentou Cássia Del Tio, assistente social da Central de Projetos.

PARCERIA – De acordo com Andrea Pavani, analista de Sustentabilidade e Meio Ambiente do Coplacana, o Fussp tem um papel essencial no desenvolvimento dos projetos de voluntariado da empresa. “Atuamos anualmente na doação de cesta básica para os projetos do município. Essas iniciativas melhoram o sistema social da cidade, e somos gratos por contar com esse apoio”.

O evento contou ainda com uma apresentação do Coral de Flautas da Associação Atlética Educando pelo Esporte (AAEPE), do projeto Aprendendo com Música, que reúne cerca de 25 crianças para desenvolver oficinas de musicalização.

Crianças prestigiaram o evento.
O evento contou com apresentação do Coral de Flautas do Educando pelo Esporte (AAEPE)

ANA PAVÃO — Ana Pavão integrou a atual legislatura e faleceu em 15 de agosto de 2023, aos 45 anos, após luta contra o câncer. Como vereadora, ela foi a primeira secretária da Mesa Diretora da Câmara Municipal entre 2021 e 2022.

BANCO DE ALIMENTOS — O projeto visa captar alimentos perecíveis e não-perecíveis para gestão e fornecimento de alimentos para pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade. Os alimentos não-perecíveis recebidos pelo banco são armazenados, e distribuídos em formato de cestas básicas, para o atendimento emergencial das pessoas em vulnerabilidade, prioritariamente às famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal. Já os alimentos perecíveis são encaminhados às Organizações da Sociedade Civil.